Sem Neymar, Santos recebe São Paulo em meio a dilemas no Tricolor; veja onde assistir
Por Santa Portal e Folha Press em 21/09/2025 às 12:00
Sem poder contar com Neymar, mas com o retorno de Gabriel Brazão, o Santos recebe o São Paulo neste domingo (21), às 20h30, na Vila Belmiro, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. O clássico San-São coloca frente a frente duas equipes em momentos distintos e com desafios importantes no radar.
O Peixe chega pressionado, ocupando a 16ª colocação, com 23 pontos – apenas um acima da zona de rebaixamento. A equipe não vence há quatro rodadas, somando dois empates e duas derrotas. Os dois últimos resultados já foram sob o comando do técnico Juan Pablo Vojvoda, que ainda busca seu primeiro triunfo à frente do time.
A principal novidade é o retorno do goleiro Gabriel Brazão, liberado após cumprir o protocolo de concussão. Ele foi hospitalizado na rodada passada após sofrer uma pancada na cabeça, mas estará em campo com uma máscara de proteção, segundo informações do jornalista Lucas Musetti, da UOL.
Por outro lado, o time tem uma lista de desfalques significativa. Neymar, principal nome do elenco, sentiu dores na coxa durante o treino de quinta-feira (18) e, após exames de imagem, foi diagnosticado com lesão no músculo reto femoral da coxa direita. Ele está fora do clássico. Além dele, Willian Arão (panturrilha), Gabriel Bontempo (coxa), Zé Ivaldo e Igor Vinícius (suspensos) também não jogam.
Com isso, uma provável escalação do Santos tem Gabriel Brazão; Mayke, Adonis Frías, Luan Peres e Gonzalo Escobar; João Schmidt, Zé Rafael, Victor Hugo e Benjamín Rollheiser; Guilherme e Lautaro Díaz.
São Paulo vive dilemas antes de decisão continental
O São Paulo, por sua vez, vive um dilema: focar no clássico ou poupar forças para o duelo decisivo contra a LDU, pelas quartas de final da Libertadores, na próxima quinta-feira (25). No jogo de ida, o Tricolor perdeu por 2 a 0, em Quito, e precisa reverter o resultado no Morumbis.
Com isso, o técnico Hernán Crespo pode optar por uma formação mista ou até um time reserva na Vila Belmiro, dependendo da avaliação física dos titulares.
Apesar disso, uma vitória neste domingo pode colocar o São Paulo no G6. O empate ou a derrota não mudam muita coisa. A equipe tem vantagem de mais de três pontos para quem vem atrás e não cairá da 7ª posição nesta rodada.
E o Oscar? O meio-campista se recuperou de fraturas sofridas nas vértebras no clássico contra o Corinthians, em julho, e volta a ficar à disposição de Crespo após dois meses. Ele treinou com bola recentemente e pode ser relacionado para o San-São. Se for para o jogo, a tendência é que comece no banco.
Lucas segue fora. O meia-atacante está próximo de voltar a jogar após passar por uma artroscopia no joelho, mas segue de fora por enquanto. A expectativa é de que ele possa estar disponível pelo menos no banco no jogo contra a LDU.
O São Paulo não vence o Santos na Vila Belmiro desde 2022. Desde então, foram dois empates e uma derrota. A última vitória foi um 3 a 0, com gols de Éder, Rodrigo Nestor e Bauermann (contra). Dos relacionados para aquele duelo, apenas Alisson, Pablo Maia, Calleri, Arboleda, Luciano e Rigoni – este saiu e voltou – seguem no elenco.
Jogar fora de casa não tem sido bom. O São Paulo vem de três derrotas (LDU, Cruzeiro e Athletico) e dois empates (Atlético Nacional e Sport). O cenário contrasta com a força do time no Morumbis, onde venceu as últimas seis partidas.
A partida terá transmissão do SporTV (TV fechada) e Premiere (pay-per-view).