Tiroteio entre PMs e marginais em morro de Santos tem saldo de três mortos e um baleado
Por Santa Portal em 24/01/2026 às 05:00
Três homens acusados de tráfico de drogas e de pertencerem ao Primeiro Comando da Capital (PCC) morreram em confronto com policiais militares no Morro do Tetéu, em Santos, no litoral de São Paulo, na tarde de sexta-feira (23). Outros fugiram, não sendo identificados.
Durante o tiroteio, um homem de 51 anos, que subia a Rua 10, foi atingido no antebraço esquerdo. Segundo ele, o disparo partiu do fuzil de um dos marginais, que não conhece. Assustada, essa vítima se abrigou em uma casa, sendo depois localizada pelos PMs.
Os policiais disseram que encontraram a vítima durante varredura pelo morro, após o término do tiroteio. Segundo os patrulheiros, eles viram um rastro de sangue na rua e o seguiram até o interior da moradia.
O baleado foi socorrido pelos policiais, sendo encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Noroeste. Submetido a cirurgia, ele precisou permanecer internado, mas passa bem.
Denúncia anônima
Os policiais contaram que, segundo denúncia anônima, integrantes do PCC armazenariam entorpecentes em tonéis ocultos na mata, nos morros do Tetéu e Santa Maria. Os criminosos ainda circulariam pela área ostentando armamento pesado.
A informação revelou que os bandidos estariam com fuzis, pistolas e espingarda calibre 12, razão pela qual foi deflagrada uma operação para checá-la. Os tonéis com drogas não foram achados em incursão realizada na mata.
Porém, no final das buscas, os policiais se depararam com cerca de cinco bandidos armados, que abriram fogo. Os PMs revidaram os disparos e, cessado o tiroteio, constataram que três acusados morreram no confronto.
Segundo os patrulheiros, Hayan Victor Barbosa e Castro, de 26 anos, conhecido como “Príncipe do Morro”, Norberto de Oliveira Paula Júnior, de 30 anos, e Acássio Manoel dos Santos, de 33, são os acusados que os enfrentaram armados e morreram.

Conforme a versão oficial, um desses acusados portava uma pistola Glock calibre 9 milímetros. Perto dele foram encontradas uma espingarda calibre 12 e uma pistola Taurus 380.
Outro acusado baleado foi achado mais à frente, ainda na zona do confronto, portando um saco contendo cocaína, crack, maconha e lança-perfume. Alvejado na cabeça, o terceiro estava um pouco mais afastado, mas na mesma rota de fuga.
Equipes do Comando de Operações Especiais (COE) foram acionadas para dar apoio às buscas na região, objetivando localizar mais drogas e os foragidos. O delegado Milson Calves Neto, do 5º DP, registrou a ocorrência. (EF)