Projeto de boulevard em Mongaguá prioriza mobilidade e fortalecimento do comércio

Por Santa Portal em 24/01/2026 às 07:00

Reprodução
Reprodução

A Prefeitura de Mongaguá, no litoral de São Paulo, prepara um projeto para iniciar a transformação de trecho da Rua Padre Anchieta em um boulevard. De acordo com a Administração Municipal, a iniciativa visa valorizar a vocação turística da região central, estimular a convivência social e qualificar o espaço público.

A proposta prevê a readequação dos 30 metros que compreendem a Feira de Artesanato e a Rua Capitão Balduíno, com foco na priorização do pedestre, atendendo à tendência da nova Norma de Mobilidade Urbana, que é a valorização da pirâmide invertida.

Segundo a Prefeitura, o projeto contempla implantação de mobiliário urbano, paisagismo, melhorias na iluminação pública e reorganização do fluxo viário, promovendo um ambiente mais seguro, acessível e atrativo.

Exemplo deste modelo no município foi implementado, em meados de 2012, na Rua Hermenegildo Barbosa, também na região central, integrando as praças Jacob Koukdjian e Fernando Arens e interligando em um grande calçadão as ruas José Menossian e Sara Bonzoglian.

Inspirada em conceitos contemporâneos de urbanismo, a iniciativa está alinhada à humanização dos espaços públicos e ao estímulo à permanência das pessoas na área, fortalecendo a dinâmica social e econômica do futuro boulevard, transformando os locais de simples tráfego em ambientes de convivência.

De acordo com a gestora da Unidade de Planejamento, Kátia Freire, a intervenção foi planejada para otimizar o uso do trecho e impulsionar o comércio local, preservando a identidade urbana e turística de Mongaguá.

A transformação do trecho destacado, em um boulevard, também deverá contribuir para a valorização imobiliária e para a qualificação da experiência turística, especialmente em uma região de grande circulação de pessoas.

Segundo Kátia Freire, o projeto integra um conjunto de ações voltadas à reordenação urbana e ao desenvolvimento sustentável do município, respeitando critérios técnicos, de acessibilidade e de segurança viária. “A proposta busca harmonizar mobilidade, paisagem urbana e uso coletivo do espaço.”

Ainda conforme a gestora, o projeto será viabilizado por meio de recursos advindos de convênio com o Governo Federal. “Com a implantação do boulevard, Mongaguá avança na consolidação de um modelo de cidade mais acolhedora, organizada e preparada para receber turistas ao longo de todo o ano, ao mesmo tempo em que melhora a qualidade de vida da população local”, disse.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.