Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.

Seminário sobre Transtorno do Espectro Autista reúne especialistas e famílias na Unisanta

Por Santa Portal em 05/04/2025 às 18:00

Raimundo Rosa/PMS
Raimundo Rosa/PMS

A Universidade Santa Cecília (Unisanta) sediou, neste sábado (5), o IV Seminário Autismo – Inclusão, Conscientização e Ciência, um evento dedicado a ampliar o conhecimento sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O encontro reuniu familiares, gestores públicos, educadores, psicólogos, profissionais de saúde e demais interessados no tema, com o apoio da Prefeitura de Santos e da Unisanta, sendo uma iniciativa da USC Saúde, responsável pela gestão da Clínica-Escola do Autista.

A programação contou com cinco palestras que abordaram desde o manejo de comportamentos desafiadores até o processo de alfabetização e a vida adulta no autismo, ministradas por especialistas como Keise Aguiar, Bianca Balbueno, Caroline Almeida, Sarah Fernandes e Gabriel Brito.

A presidente da Unisanta, Lúcia Teixeira, enalteceu a colaboração e o impacto do trabalho realizado. “A Unisanta se orgulha em colaborar com essa iniciativa, pois acredita que é por meio desse tipo de ação que se pode construir uma sociedade mais justa e acolhedora”.

Enquanto Caroline Simões Teixeira Perrella, diretora da Faculdade de Ciências da Unisanta e presidente da USC Saúde, ressaltou a importância do evento diante do crescente número de diagnósticos. “Esse crescimento nos mostra a importância de promover cada vez mais capacitação e especialização. Hoje, temos aqui diversos profissionais que estão se aprimorando, além de familiares que participam ativamente”.

Luiza Pires/Santa Portal

A secretária da Mulher, Cidadania, Diversidade e Direitos Humanos, Nina Barbosa, destacou a parceria e os avanços em Santos. “Graças à parceria com a Prefeitura Municipal de Santos e com a Unisanta, temos muitos avanços a destacar, especialmente a nossa Clínica-Escola do Autista, que se tornou uma referência nacional em atendimento público e de qualidade”.

Já o secretário de Saúde, Fábio Lopez, enfatizou o pioneirismo de Santos na inclusão e as ações concretas realizadas. “Neste evento, temos a alegria de realizar algumas ações simbólicas e concretas dessa política inclusiva. Estamos fazendo a entrega do exemplar da Lei de Inclusão, do colar de girassol e também dos abafadores de som”.

Compromisso coletivo

Diversos parceiros e apoiadores marcaram presença no IV Seminário Autismo – Inclusão, Conscientização e Ciência, reforçando o compromisso coletivo com a causa. Elói Moccellin, presidente do Sindicado dos Médicos (Sindimed) de Santos, destacou que “precisamos apoiar todas as medidas que são importantes para a sociedade. Este evento é voltado para o desenvolvimento da universidade e da sociedade médica. Nosso sindicato médico apoia essa iniciativa de forma muito prática”.

Robson Souza, gerente de operações do Grupo Holística, também celebrou a participação da empresa. “Estamos muito felizes de estar participando deste evento gigante. Fiquei surpreso com tantas pessoas envolvidas nesse projeto lindo. Trouxemos alguns produtos que ajudam no sistema nervoso central, especialmente na questão da tranquilidade, algo que pode contribuir com os autistas”.

Já Marco Sanches, presidente do Sindicato dos Conferentes, ressaltou o aspecto social do evento. “Nos sentimos agraciados de poder estar aqui nesse momento, num projeto de tanta relevância. A parte social do sindicato faz com que a gente esteja presente e satisfeito com todo o retorno que esse evento está nos dando”.

Guilherme Borges, sócio-proprietário da Cirúrgica Santista, celebrou a oportunidade de retornar a Unisanta no seminário. “Como ex-aluno da Universidade Santa Cecília, estou muito feliz em participar deste evento. Nossa empresa, com 35 anos na cidade, busca um atendimento humanizado e valoriza o conhecimento proporcionado por especialistas aqui, essencial para entender o autismo e reduzir preconceitos”.

Cláudio de Oliveira, representante da MSC na área de responsabilidade social, acredita na força da divulgação. “Prezamos pelo compartilhamento de conhecimento, especialmente em inclusão, sem esquecer a oportunidade. Este evento também proporciona essa reflexão sobre a empregabilidade e a necessidade de investimento nas pessoas com autismo”.

Heloiza Ventura, diretora médica do Hospital Infantil Gonzaga, concluiu que “precisamos estar adequados para o atendimento da criança autista, com mais empatia e entendimento, como a prioridade em certos atendimentos”.

A técnica em enfermagem da Policlínica São Jorge/Santa Maria, Tatiane Santana, destacou a relevância da capacitação para aprimorar o atendimento às pessoas com TEA. “É extremamente necessário. O número de diagnósticos de autismo tem aumentado, tanto em crianças quanto em adultos. Nós, como profissionais, precisamos estar preparados para lidar com cada caso de maneira individualizada, pois cada pessoa tem suas necessidades”, enfatizou.

Raimundo Rosa/PMS

Para o professor Fernando Rodrigues, 39 anos, a busca pelo conhecimento veio pela necessidade de aprender mais sobre como lidar com crianças que têm o Transtorno do Espectro Autista. “Trabalho com crianças e algumas delas têm TEA, e com o dia a dia senti que precisava saber mais sobre o transtorno para poder oferecer um atendimento de excelência, tanto para elas como também para os familiares”, afirmou.

Raimundo Rosa/PMS
loading...