Santos institui programa de diagnóstico precoce de câncer que afeta 400 crianças por ano no Brasil

Por Santa Portal em 12/12/2024 às 10:00

Reprodução/Internet
Reprodução/Internet

Santos passa a contar, a partir desta quinta-feira (12), com o Programa de Diagnóstico de Retinoblastoma em crianças de até 5 anos. O câncer, originado nas células da retina, responsável pela visão, afeta cerca de 400 crianças por ano no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. Esse tumor pode ser hereditário ou surgir de forma esporádica. Quando diagnosticado precocemente, ainda na fase intraocular, a chance de cura é de 90%.

A Lei nº 4.574/2024, sancionada pelo prefeito Rogério Santos (Republicanos), determina a realização periódica do teste do olhinho desde o nascimento até os cinco anos de idade. Além disso, disponibiliza recursos como exames de imagem, incluindo ultrassonografia bidimensional, tomografia computadorizada e ressonância magnética, para diagnóstico e tratamento adequados. O objetivo é aumentar as chances de preservar a visão e salvar a vida das crianças acometidas pela doença.

Proposta pelo vereador Ademir Pestana (PSDB), a nova lei também prevê integração com o Sistema Único de Saúde (SUS), assegurando acesso ao tratamento e acompanhamento em centros especializados. O programa inclui ainda orientação às famílias, com aconselhamento genético em casos de tumores hereditários.

Sinais e sintomas

O principal indício do Retinoblastoma é um reflexo brilhante no olho doente, semelhante ao brilho dos olhos de um gato sob iluminação noturna. As crianças também podem apresentar estrabismo, dor, inchaço nos olhos ou perda de visão.

O diagnóstico precoce, essencial para o sucesso do tratamento e prevenção da cegueira infantil, é possível por meio do exame de fundo de olho, com a pupila dilatada, realizado por médicos experientes. A maioria dos casos detectados em estágio inicial é curável, frequentemente com preservação da visão.

Casos hereditários devem ser investigados desde o nascimento, especialmente em famílias com histórico da doença. O Teste do Reflexo Vermelho, realizado por neonatologistas na maternidade ou por oftalmologistas durante os exames de rotina, é fundamental para identificar sinais precoces.

A avaliação inclui histórico familiar, exame de fundo de olho e ultrassonografia, permitindo confirmar o diagnóstico sem a necessidade de biópsias.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.