Santos inicia campanha de orientação sobre a incidência de gaviões

Por Santa Portal em 01/02/2026 às 06:00

Crédito: Leonardo Casadei
Crédito: Leonardo Casadei

Santos inicia, na próxima terça-feira (3), uma campanha de educação ambiental para orientar a população sobre a presença de gaviões na cidade e indicar boas práticas de convivência com as aves. A ação será realizada em locais onde há registro frequente de avistamentos e ninhos desses animais silvestres.

De acordo com o mapeamento realizado pela Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Semam), a campanha deve percorrer 15 áreas com concentração de gaviões. A primeira ação acontece no cruzamento da Avenida Washington Luiz com a Rua Minas Gerais, no bairro do Boqueirão.

Em seguida, a equipe passará pelos cruzamentos das avenidas Washington Luiz e Francisco Glicério, no Gonzaga, e pela Praça Caio Ribeiro de Moraes e Silva, conhecida como praça do Sesc, na Aparecida. As próximas datas e locais serão divulgados no site oficial da Prefeitura.

Segundo a veterinária Michelle Vieira, especialista em aves silvestres, o gavião asa-de-telha é uma espécie nativa das Américas e está presente em Santos há mais de duas décadas. De acordo com ela, fatores como desmatamento, fragmentação de habitats, mudanças climáticas e expansão urbana têm levado as aves a buscar alimento nas cidades, o que explica o aumento dos avistamentos. A especialista ressalta que os gaviões são protegidos por lei e que ferir, maltratar, matar ou destruir ninhos configura crime ambiental.

A Semam orienta que os moradores evitem a aproximação com as aves e não deixem restos de alimentos nas áreas onde os gaviões costumam aparecer, já que isso pode atrair presas como ratos e pombos, aumentando a oferta de alimento para os animais. Em caso de ferimentos causados por eventual contato com as aves, a recomendação é procurar uma unidade de saúde para avaliação e cuidados médicos.

Se a população encontrar gaviões ou outros animais silvestres feridos, deve acionar o Grupamento Ambiental da Guarda Civil Municipal pelo telefone 153 ou o Corpo de Bombeiros, pelo 193. Denúncias de crime ambiental podem ser feitas à Polícia Militar Ambiental, pelo telefone 190.


loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.