Sabesp reforça a frequência da limpeza na rede de esgoto da região por causa da alta temporada

Por Santa Portal em 23/01/2025 às 16:00

Divulgação
Divulgação

A Sabesp fez nesta quarta-feira (22) uma operação de limpeza em uma das estações elevatórias de esgoto, em Santos. Foi a segunda limpeza da semana neste local por causa do grande volume de resíduos que circulam na alta temporada e podem impactar a rede coletora de esgoto.

Durante o verão, o aumento no fluxo de turistas e a maior incidência de chuvas elevam a carga de esgoto em cerca de 25% na região. “Esta atividade é rotina ao longo do ano. Na alta temporada, reforçamos as equipes e a frequência da limpeza de manutenção para prevenir o entupimento da rede coletora e reforçar a importância do uso consciente do sistema de saneamento”, explicou o coordenador de manutenção de serviços operacionais da Sabesp na Baixada Santista, Andrenandes Gonçalves.

As estações elevatórias captam o esgoto doméstico e transportam até as unidades de tratamento. São equipadas com cestos de gradeamento responsáveis por reter resíduos sólidos grossos, o que evita entupimentos. O processo de manutenção inclui a retirada dos cestos, limpeza do gradeamento e destinação dos resíduos coletados, que são enviados para uma unidade da Sabesp e depois descartados em um aterro sanitário.

Uso consciente da rede

Em 2024, a Sabesp retirou, em média, 109 toneladas de detritos por mês nas redes de esgoto da Baixada Santista todos os meses, o equivalente a 8 ônibus carregados de lixo dentro do sistema de esgotamento sanitário. A Sabesp explica que o descarte inadequado de resíduos como óleo, gordura, cabelos, fio dental, absorventes, preservativos, cotonetes, entre outros, nas pias, ralos e vasos sanitários é uma das principais causas de obstruções.

Esses materiais prejudicam as redes domésticas e sobrecarregam a rede coletora, gerando danos ao sistema de tratamento de esgoto. “A rede coletora é projetada para esgoto doméstico e não resíduo. A gente retira muito lixo e e material fibroso, que prejudica o bom funcionamento do sistema”, afirma o técnico da Sabesp. “As pessoas têm que direcionar o resíduo para os lixos e não para o sistema de coleta de esgoto.”

Testes de fumaça

Na última semana, a a Sabesp realizou outra ação preventiva na Baixada Santista. A Companhia fez inspeções e testes de fumaça nas redes de esgoto para identificar possíveis ligações irregulares entre sistemas de esgoto e águas pluviais. Esse método, que utiliza uma fumaça inofensiva à saúde, é aplicado nos poços de visita (bueiros). Se a fumaça emerge em locais como ralos, calhas, tanques e caixas de inspeção, pode indicar problemas nas instalações. Nos casos em que são identificadas irregularidades, a Sabesp elabora relatórios técnicos às prefeituras e orienta a população sobre os reparos necessários.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.