Recuperação das passarelas sobre os canais é concluída na praia de Santos

Por Santa Portal em 24/01/2025 às 16:00

Divulgação/Prefeitura de Santos
Divulgação/Prefeitura de Santos

Terminou a recuperação estrutural das passarelas sobre os canais 3 a 6, na faixa de areia de Santos, serviço realizado na parte curva inferior. Os trabalhos se concentram agora na revitalização dos taludes do canal 5, também no trecho da praia, após a conclusão das intervenções nos canais 3 e 6. Na sequência, serão recuperadas as muretas em granito e as extremidades dos pontilhões, e ampliadas as passarelas sobre os canais 5 e 6, minimizando os desníveis criados pela retirada da areia por ação das marés.

Os serviços de recuperação estrutural envolvem limpeza com hidrojateamento para a remoção de partes soltas, tratamento para eliminação da ferrugem, demolição de concreto armado, e substituição da armadura danificada por outra tratada com produto anticorrosivo para recuperação e reforço estrutural.

Os reparos são efetuados com argamassa polimérica, impermeabilizante específico para áreas de grande umidade, produto que oferece maior rendimento, elasticidade e resistência. Após os acabamentos, será aplicada pintura também impermeabilizante. “Esse trabalho é realizado dentro do canal e, mesmo com a colocação de barreiras para evitar a entrada da água, precisa ser suspenso quando a maré começa a subir”, explicou a arquiteta Marta Moura Ribeiro Leite Flores, da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, da equipe de acompanhamento e supervisão das obras.

A recuperação integra um pacote de obras da Prefeitura, que começou com a construção, já finalizada, de quatro rampas de acesso do calçadão à faixa de areia: em frente ao Escolástica Rosa, e na altura da Alexandre Martins, ambos na Praia da Aparecida, e em frente à Rua Osvaldo Cochrane e à Basílica de Santo Antônio do Embaré (Praia do Embaré).

O projeto envolve a recuperação dos taludes e muretas em granito desses canais, prolongamento das passarelas dos canais 5 e 6 para minimizar o desnível causado pela força das ressacas, e a instalação de três válvulas antirretorno no canal 3, reduzindo os possíveis alagamentos nas vias próximas durante a maré alta.

Primeiros dispositivos com essa finalidade a serem instalados no sistema de drenagem da Cidade, as válvulas serão inseridas no ponto de junção das redes das ruas Lincoln Feliciano, Alamir Martins e Jorge Tibiriçá com o canal 3, onde os alagamentos ocorrem em ocasiões de forte ressaca juntamente com chuvas de maior intensidade. A instalação das válvulas foi precedida por estudos a cargo de empresas especializadas.

O pacote de obras está a cargo da empreiteira Focus Consulting Engenharia, vencedora da concorrência pública, que tem prazo contratual até abril. O investimento é de R$ 3.503.026,49, financiados pelo Fundo de Desenvolvimento Urbano do Município de Santos.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.