Pesquisa mostra que 90% dos docentes usam recursos de tecnologia na pandemia

Por #Santaportal em 23/04/2021 às 18:11

METARED – Neste atual cenário de pandemia, 90% dos docentes usam, no ensino, recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e 2/3 dos estudantes desses profissionais também utilizam o sistema no processo de aprendizagem. Foi o que mostrou uma pesquisa realizada com 3.100 docentes pela Metared (organização das universidades públicas e privadas brasileiras), em parceria com o Semesp, com a Universia – rede composta por 1.401 universidades em 20 países – e com o consórcio Sthem.

De acordo com a presidente do Semesp, Lúcia Teixeira, também presidente da Universidade Santa Cecília – Unisanta, empossada hoje como presidente da Metared Brasil, esse resultado destaca a importância do tema da transformação digital para ampliar as possibilidades de ensino aprendizagem e capacitação de professores e alunos.

“Devem ser criadas políticas de governo, que visem facilitar o acesso a essas competências, alcançando uma nova geração de estudantes.”

Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (23) durante o evento “Competências Digitais dos Docentes” que teve a participação, além da presidente do Semesp e da Unisanta, do coordenador da Metared Global, Tomás Jiménez García, diretamente da Espanha, e do diretor da Universia Brasil, Anderson Pereira.

Outra informação relevante, apresentada pelo estudo, foi que cerca de 80% dos docentes afirmam terem se envolvido com o uso de ferramentas digitais para verificar o progresso dos estudantes. E a percepção de cerca de mais de 70% dos docentes é que esses estudantes usam bem os recursos TIC para fins de comunicação e colaboração.

Posse Metared

A presidente do Semesp – Lúcia Teixeira, assumiu hoje mais um desafio importante e internacional: a presidência da MetaRed Brasil. Atualmente são mais de 930 universidades colaborando na MetaRed em toda a Iberoame´rica, em 10 países, sendo 121 no Brasil.
Uma data simbólica, lembrada por ela, já que é o Dia Mundial do Livro.

“A Educação em rede é o caminho para vencermos os desafios mundiais. Instituições de todo o mundo podem ter realidades diversas mas temos horizontes comuns na luta pela educação de qualidade e inclusiva. Juntos vamos avançar nos vários caminhos, inclusive no tema de hoje, da transformação digital, a revolução necessária do ensino aprendizagem, aumentando possibilidades de escolhas das trilhas percorridas pelos alunos. Nosso compromisso é repor as perdas dos mais carentes que são maioria em nossas instituições e formar cidadãos plenos desse tempo. É importante ressaltar a noção política de igualdade para a inclusão e acesso à Educação de todos. As múltiplas diferenças entre os indivíduos devem ser motivo de trocas educativas, crescimento mútuo e solidariedade”.

Assista abaixo a participação da presidente do Semesp no evento

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.