Passarela Porto-Cidade em Santos será interditada para obras no começo do ano
Por Santa Portal em 31/12/2025 às 07:00
A Passarela Porto-Cidade Engenheiro José Colla, que dá acesso ao Parque Valongo no Centro Histórico de Santos, no litoral de São Paulo, será interditada para obras entre os dias 5 e 16 de janeiro, de segunda a sexta-feira, entre 7h e 17h, sendo liberada aos finais de semana. A medida é necessária para a instalação de um portão de acesso e de cobertura no início da estrutura.
Os serviços contemplam a implantação de um portão de acesso pela Rua XV de Novembro e a instalação de uma cobertura no início da passarela, com o objetivo de melhorar a segurança e a infraestrutura do local.
Para orientar o público e evitar deslocamentos desnecessários, será instalada uma placa de sinalização na entrada do Parque Valongo, nas proximidades da Passarela da Alfândega, informando sobre a interdição do local. A sinalização visa impedir que as pessoas atravessem o Parque sem necessidade durante o período das obras.
A recomendação é que pedestres e usuários do espaço programem novos trajetos com antecedência e utilizem rotas alternativas enquanto durar a interdição.
A Passarela
Inaugurada em junho de 2025, a estrutura conta com rampa de acesso para pessoas com mobilidade reduzida e escada central. Ao todo, a passarela possui 228 metros de extensão e 6,6 metros de altura livre. O trecho helicoidal, em formato de espiral, é totalmente acessível, com inclinação de 8,33%, garantindo conforto e segurança aos usuários.
A passarela presta homenagem à José Antônio Fonseca Colla, engenheiro da Ferrovia Interna do Porto de Santos (Fips) que participou de diversas obras ferroviárias, deixando um legado de expansão e eficiência para o Porto e para a Cidade. A construção foi financiada pela Autoridade Portuária de Santos (APS) e pela Fips.