Parceria vai restaurar prédio histórico e transformá-lo na Escola do Legislativo
Por Santa Portal em 22/01/2025 às 16:00
Um novo espaço para promover a capacitação de servidores públicos e cursos à população. Esse é o objetivo da restauração do prédio da escola Acácio de Paula Leite Sampaio, no bairro Vila Nova, cedido pela Prefeitura de Santos para abrigar a Escola do Legislativo e da Cidadania.
A ordem de serviço foi assinada nesta quarta-feira (22), em cerimônia que contou com a presença do prefeito Rogério Santos e de representantes do Executivo e da Câmara Municipal. Localizado na Rua Sete de Setembro, o prédio contará com as instalações administrativas e manterá parte do imóvel para a sua finalidade original, implantando a Escola do Legislativo e da Cidadania. A assinatura da ordem integra as comemorações pelos 479 anos de Santos, celebrados no dia 26.
A obra terá a recuperação total do prédio tombado, prevendo intervenções em toda a sua área interna, externa e periférica, do subsolo à cobertura. O objetivo é adequar completamente as dependências para abrigar partes das instalações da Câmara Municipal. Além disso, o restauro do imóvel visa revitalizar a região da Vila Nova e do Centro da Cidade. “Esta assinatura representa a revitalização e a valorização do patrimônio histórico de Santos, além de ser um exemplo de boa gestão e determinação da Câmara. Vai beneficiar a população santista com a promoção de cursos, seminários e atividades culturais, estreitando a relação entre munícipes e Legislativo”, ressaltou o prefeito Rogério Santos, discurso que foi ratificado pelo presidente da Câmara Municipal, Adílson Júnior.
“Mais do que a ampliação dos serviços da Câmara, fomentaremos a cidadania com as ações neste novo prédio. A revitalização chega para fortalecer um já relevante trabalho da Prefeitura em todo o entorno, com o Mercado Municipal, as escolas, entre outros equipamentos”, completou.
Histórico
Com mais de 3,1 mil metros quadrados, o edifício é obra do arquiteto Décio Tozzi e foi inaugurado em 1969, ano em que rendeu ao autor o prêmio de melhor projeto na Bienal Internacional de Arquitetura. Tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos (Condepasa) em 2016, a instituição faz parte do patrimônio cultural da cidade de Santos, estando oficialmente protegida desde 2016, conforme a Resolução nº SC 01/2016, da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), publicada no Diário Oficial em 30 de junho de 2016.
Investimento
A restauração do imóvel foi objeto de uma licitação por concorrência, em 2023. O valor do investimento será de R$ 18.772.936,23. A empresa responsável pela obra é a TMK Engenharia S.A. O prazo é de 12 meses, contados da data da assinatura