O que se sabe sobre projeto de trem que promete conectar SP a Santos
Por Santa Portal em 30/01/2025 às 11:00
O trem intercidades que promete ligar São Paulo à Baixada Santista foi um dos maiores projetos de infraestrutura anunciados em maio do ano passado pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), mas pouco ainda se sabe sobre sua implementação.
Linha SP-Santos ainda está em fase de estudos. Segundo a secretaria estadual de Parcerias em Investimentos, o projeto de trem intercidades Eixo Sul, que pretende ligar a capital e a região metropolitana de São Paulo à Baixada Santista foi qualificado em junho de 2024 pela pasta, mas ainda precisa passar por etapas de estudo, audiência pública, edital, leilão e contrato, antes de ser implementado.
Projeto tem custo previsto de R$ 15 bilhões e deverá ser executado em parceria com a iniciativa privada. Segundo o governo, o trajeto pode variar entre 80 e 130 quilômetros de extensão, com duração de viagem prevista em 90 minutos.
Secretaria estadual diz que linha deve contemplar 1,8 milhão de pessoas e nove municípios. “Além destes números, 13 mil empregos devem ser gerados e o projeto impactará diretamente no desafogamento do Sistemna Anchieta-Imigrantes”, divulgou a pasta no portal do governo.
Pasta informou que a etapa de estudo do projeto está sendo finalizada. Procurada com pedido de informações sobre andamento e prazos do Eixo Sul, a secretaria afirmou em nota que, com base nos estudos realizados, “será definido o traçado, a interligação com o sistema de trilhos da Região Metropolitana de São Paulo e os pontos de parada do trajeto, além do cronograma”.
Construção de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) na Baixada Santista também está no radar do governo. Com valor total estimado em aproximadamente R$ 1 bilhão, dois novos trechos terão 15 quilômetros de extensão em áreas de Santos e São Vicente, ainda segundo a pasta estadual.
Outros projetos de mobilidade e trem intercidades foram anunciados pelo governador. Ainda em maio do ano passado, Tarcísio anunciou a qualificação de dois trens intercidades, um na região de Santos e outro na de São José dos Campos, além de dois VLTs nas regiões de Campinas e Sorocaba, respectivamente.