Novo píer e rampa de travessia de balsas são entregues após acidente com navio
Por Santa Portal em 13/04/2022 às 15:20
O secretário estadual de Logística e Transporte do Estado de São Paulo, João Otaviano Machado Neto, entregou na manhã desta quarta-feira (13) a reforma do píer e atracadouro usados para a travessia de balsas entre Santos e Guarujá, que estavam parados desde o acidente com um navio em junho do ano passado.
O píer foi reconstruído com o pagamento da indenização por parte da empresa responsável pela embarcação envolvida na colisão de 2021, a porta-contêineres Cap San Antonio.
Além disso, foram feitos reparos como reformas hidráulicas, consertos nas ferragens e pintura na rampa do atracadouro.
Ao todo, mais de 23 mil veículos passam pelo local diariamente – 15 mil carros, caminhões e ônibus, além de 8 mil motocicletas ou bicicletas em média. 200 pedestres em média também utilizam o serviço de travessia.
“Estamos entregando aquilo que foi danificado pelo navio, mais as reformas nas rampas com recursos do Estado. Vamos passar a operar permanentemente com sete balsas. Já vínhamos operando, agora vamos estabelecer esse padrão para garantir o tempo mínimo de 15 minutos”, disse João Octaviano.
As duas rampas que não tiveram ligação com o acidente também serão reformadas. A rampa do lado esquerdo, para o motorista que vem de Guarujá, começa a receber as melhorias na próxima segunda (18). O governo estadual ainda não tem previsão de entrega desta obra.
Ao todo, as reformas das três rampas vão custar R$ 9,7 milhões ao governo paulista.

Foto: Sarah Lima/Santa Cecília TV
Relembre o acidente
O navio Cap San Antonio destruiu um atracadouro de balsas na travessia entre Santos e Guarujá, no lado guarujaense, após uma colisão, na tarde do dia 20 de junho de 2021.
A embarcação, de bandeira dinamarquesa, estava com carga de contêineres. O navio estava saindo do complexo portuário em rota para o Porto de Paranaguá. O acontecido não impactou as operações no Porto de Santos e nem a navegação.
Não houve registro de vítimas envolvidas no incidente, dentro ou fora do navio, e o mar não foi poluído de nenhuma forma por conta da colisão.

Foto: Patrícia Nunes/Santa Cecília TV