Obras do Museu de Pesca sofrem mais um atraso e espaço pode completar cinco anos fechado

Por Santa Portal em 29/12/2025 às 15:00

Divulgação/Carlos Nogueira/PMS
Divulgação/Carlos Nogueira/PMS

O Museu de Pesca, uma das atrações mais visitadas de Santos, aumentou ainda mais o prazo de reabertura para visitação. O espaço está fechado para obras desde 2022 e tinha o segundo semestre de 2024 como prazo de entrega inicial. No início de 2025, uma nova data: até o fim deste ano. No entanto, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo atualizou a situação nos últimos dias: mais 15 meses. E com asteriscos.

De acordo com a pasta responsável pelo museu, as obras internas de hidráulica e elétrica do Museu de Pesca foram concluídas ao longo de 2025. 

“Em dezembro, foi autorizada a abertura de edital para contratação da empresa responsável pelo restauro externo do prédio, que é tombado pelo Condephaat. O prazo estimado para execução das obras é de 15 meses, condicionado à aprovação do projeto, à disponibilidade de recursos e à conclusão do processo licitatório”.

Dessa forma, o novo prazo de 15 meses pode sofrer mais alterações, caso tenha algum imprevisto na aprovação do projeto, disponibilidade dos recursos ou conclusão do processo licitatório. Se tudo correr bem, o Museu de Pesca completará cinco anos fechado na alta temporada.

Instalado em um casarão de 1908, o  Museu de Pesca é uma das principais atrações turísticas de Santos e integra o patrimônio histórico-cultural de toda a região. De estilo eclético, o prédio, construído no local do antigo Forte Augusto (século XVIII), abriga importante acervo do ambiente aquático.

Dentre as atrações, um esqueleto de baleia com 23m de comprimento, lulas gigantes, Sala da Praia, Ala Lúdica, animais taxidermizados e uma grande coleção de areias de praias do Brasil e do mundo.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.