Motorista envolvido em acidente fatal trocou mensagens sobre álcool após colisão em Santos, diz laudo
Por Santa Portal em 06/04/2025 às 06:00

O laudo da perícia no celular de João Pedro Donatone, de 19 anos, acusado de atropelar e matar o motociclista Caetano Ribeiro Aurungo (à esq.), de 21, em outubro do ano passado, no bairro do Embaré, em Santos, revelou trocas de mensagens que indicam o consumo de bebida alcoólica pelo motorista antes de dirigir.
Nas conversas com um amigo, trocadas no dia da colisão, Donatone menciona o uso de água com o objetivo de “fazer o álcool cair”. Ele também envia uma foto mostrando como estaria cerca de “20 minutos antes da merda acontecer”. No entanto, a imagem foi apagada posteriormente, e o acusado pediu ao amigo que “não mostrasse para ninguém”. (Veja na imagem abaixo).
O advogado Yuri Cruz afirmou que a exclusão da imagem causou estranheza e que a defesa, representada pelo próprio, já solicitou a tentativa de recuperação do arquivo. “A defesa requereu ao juízo que fosse oficiado o Instituto de Criminalística, a fim de avaliar a possibilidade de recuperar esses dados digitais, que podem ser relevantes para o desfecho da causa”, disse.

O acidente ocorreu na madrugada de 19 de outubro de 2024. Caetano pilotava uma motocicleta quando foi atingido pelo carro conduzido por Donatone, que, segundo testemunhas e imagens de câmeras de segurança, trafegava em alta velocidade e avançou um sinal vermelho. O jovem responde em liberdade, com uso de tornozeleira eletrônica, pelo crime de homicídio com dolo eventual — quando se assume o risco de causar a morte.
A próxima etapa do processo é a audiência de instrução, marcada para o dia 13 de maio. Nessa fase, serão ouvidas as testemunhas de acusação e defesa, além do próprio réu. O juiz decidirá se o caso irá ou não a júri popular. “É essa a medida que a assistência da acusação aguarda, diante de todas as provas que demonstram que, de fato, o acusado assumiu o risco ao dirigir o veículo”, completou o advogado.
Procurada pela reportagem, a defesa de João Pedro Donatone não respondeu até o fechamento desta matéria. O espaço segue aberto para um pronunciamento oficial.
O caso
Caetano Ribeiro Aurungo, de 21 anos, morreu na madrugada do dia 19 de outubro, em um acidente de trânsito no Embaré, em Santos. O motorista do veículo, João Pedro Donatone, de 19 anos, foi preso em flagrante.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), a Polícia Militar informou que a vítima trafegava em sua Honda/PCX pela rua Conselheiro Lafaiete, quando foi atingida pelo condutor de um I/VW Jetta, que ultrapassou o semáforo fechado.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a corporação foi acionada por volta das 3h40 para atender a ocorrência de acidente de trânsito com vítima. Ao chegarem no local, uma equipe do Serviço Atendimento Móvel de Urgência já estava no local e constatado o óbito do jovem.
Vídeo mostra jovem sendo arremessado por carro em alta velocidade; motociclista morreu pic.twitter.com/u6M9MhU4Um
— #Santaportal (@Santaportal1) October 21, 2024
Segundo o Ministério Público, as provas já presentes nos autos apontam a responsabilidade de Donatone no ocorrido, embora ainda estejam pendentes laudos complementares, como o exame de DNA e a perícia nos veículos.
O juiz de primeira instância considerou que a gravidade do crime justificava a adoção de medidas cautelares, como o monitoramento eletrônico, em vez da prisão preventiva. Diante desses elementos, a 11ª Câmara Criminal do TJ-SP concluiu que não há constrangimento ilegal contra o acusado e negou o pedido de habeas corpus solicitado pela defesa de Donatone.