Moradores da Vila Mathias cobram por sinalização em cruzamento
Por Yasmin Braga em 30/08/2023 às 06:03
O cruzamento entre as ruas Silva Jardim e Lowndes, na Vila Mathias, em Santos, tem sido uma grande dor de cabeça para os motoristas que trafegam pelo trecho. A população que passa pelo local diz que a falta de sinalização tem influenciado no elevado número de acidentes.
“Esse cruzamento precisa ser melhorado, porque o fluxo de veículos cruzando aqui é muito grande. Na minha opinião, assim como tem um semáforo na rua anterior, há a necessidade de colocar um aqui também porque o fluxo é o mesmo. Toda semana tem acidente”, relatou o historiador e morador do bairro, Osvaldo Bernardo.
O local tem ligação com a Avenida Portuária, e por isso, além de ter a passagem de carros e motos, também recebe o tráfego de veículos de grande porte, como ônibus e caminhões.
O morador Fabiano Pinheiro tem um comércio na rua Silva Jardim e diz que já presenciou diversos acidentes no trecho.
“Eu moro aqui há 40 anos, nasci na Silva Jardim, e sempre tem acidente, sempre tem tragédia. Os caras batendo de moto… Outros de carro. Ninguém respeita. Isso aqui é muito ruim. É preciso colocar um semáforo ou ao menos uma lombada para diminuir isso”, contou o comerciante.
O local conta com uma placa de “pare” e um painel piscante com a mensagem “Cruze com cuidado”, mas para quem trafega não é suficiente, já que muitas vezes os motoristas ficam com a visibilidade prejudicada por causa dos veículos estacionados na via.
“Toda hora tem acidente, a todo momento. Porque um não respeita de lá e o outro não respeita daqui. Precisa ter um semáforo, né?”, diz o vendedor que trabalha no trecho, Fábio Marzano.
Na tarde da última quarta-feira (23), dois acidentes aconteceram no cruzamento e chamaram a atenção. A primeira batida foi às 15h17, entre dois carros. Não houve feridos. Mas na segunda, entre um ônibus e um automóvel, às 16h42, duas pessoas precisaram ser hospitalizadas. Ambos os casos em um intervalo de uma hora e meia.
A Prefeitura de Santos justificou o acidente com o ônibus como desrespeito à sinalização, mas de acordo com o especialista em trânsito, Rafael Pedrosa, o problema no local é a falta de sinalização.
“Diante de um cenário, como o que nós temos aqui, de trânsito intenso, de ligação à avenida portuária, que remete a veículos pesados, um bairro residencial cheio de veículos também de passeio, rodando aqui, em um cruzamento de trânsito adensado, nós temos que pensar, com prioridade, na implementação de uma rotatória ou de um sistema semafórico para evitar que esses acidentes, de fato, ocorram”.
Outro problema no local, segundo o especialista, é a velocidade excessiva dos veículos, que muitas vezes não param durante a passagem no cruzamento.
“Nós precisaríamos usar recursos de quebra de velocidade. Seriam eles a utilização de lombadas ou as chamadas tartarugas, que são utilizadas para quebrar a velocidade dos veículos da via, em ambos os sentidos. Os dois seriam primordiais, porque a gente percebe que aqui há um fluxo intenso, naturalmente aumentando o risco de acidente”.
Resposta da Prefeitura
Por meio de nota, a Prefeitura de Santos disse que a Rua Lowndes conta atualmente com a placa “Pare” e painel também com sinal piscante de “pare”, além da mensagem “cruze com cuidado”. Ainda assim, a CET já realiza estudo técnico sobre a viabilidade de implantação de lombada no local.