Implante de Marcapasso Fisiológico é realizado em cirurgia pioneira na Beneficência Portuguesa

Por Santa Portal em 27/06/2022 às 16:20

Divulgação/Beneficência Portuguesa
Divulgação/Beneficência Portuguesa

A Beneficência Portuguesa realizou o primeiro implante de Marcapasso Cardíaco de Estimulação Fisiológica da Baixada Santista. O procedimento pioneiro foi coordenado pelos médicos Dr. Luciano Jannuzzi Carneiro e Dr. Cristiano Oliveira Dietrich, da equipe de Marcapasso e Arritmologia do AngioCorpore..

O implante de Marcapasso de Estimulação Fisiológica é uma nova fórmula de estimular o coração com mais benefícios ao paciente. A técnica substitui o uso do ressincronizador cardíaco, aparelho mais moderno que o marcapasso tradicional.

Dr. Luciano Jannuzzi Carneiro explica que a técnica de Estimulação Fisiológica possibilita que o coração seja estimulado de forma muito próxima ao normal.

“Além de recuperar o ritmo normal dos batimentos (que podem cair para 20 a 30 por minuto, em bloqueios gravíssimos), restaura a qualidade de vida e a eficácia mecânica dos batimentos cardíacos, que continuam fortes. Como se o bloqueio não tivesse existido permitindo aos pacientes a imediata recuperação da qualidade de vida”, disse Carneiro.

De acordo com o especialista em Estimulação Cardíaca, isso porque “no marcapasso tradicional, o eletrodo ventricular é implantado e fixado diretamente ao músculo cardíaco do ventrículo direito, pois todo o coração responde com batimento efetivo aos impulsos elétricos do marcapasso. Já na técnica de Estimulação Fisiológica, o eletrodo é implantado diretamente em contato com as “vias de alta velocidade” de condução do impulso elétrico, que ficam no interior do músculo cardíaco, normalmente inacessíveis para a técnica tradicional de implante. Como resultado, o impulso elétrico volta a ser conduzido pela mesma via “normal” por onde deveria, antes do bloqueio”.

O paciente da cirurgia pioneira na região, um homem de 71 anos, portador de miocardiopatia isquêmica, teve excelente recuperação e recebeu alta hospitalar no dia seguinte ao procedimento.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.