Escritoras santistas aparecem em lista de livros que Bolsonaro pode ler para reduzir pena
Por Santa Portal em 03/12/2025 às 05:00
O ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado a 27 anos e três meses de prisão por sua participação na tentativa de golpe de Estado, poderá diminuir parte da pena por meio da leitura. Entre os títulos aprovados estão duas obras de autoras de Santos: Malala: A Menina Que Queria Ir para a Escola, da jornalista Adriana Carranca, e Pequeno Manual Antirracista, da filósofa Djamila Ribeiro.
O programa de remição de pena por leitura, regulamentado no Distrito Federal, permite que condenados, mediante autorização judicial, tenham a pena reduzida em quatro dias por cada livro lido e validado por meio de relatório.
A lista de obras homologadas pelas autoridades inclui cerca de 300 títulos com clássicos da literatura mundial e obras contemporâneas que abordam temas como democracia, racismo, direitos humanos, gênero, distopias políticas e história social. A lista também inclui títulos como Ainda Estou Aqui, de Marcelo Rubens Paiva, O Processo, de Franz Kafka e Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis.
Malala: A Menina Que Queria Ir para a Escola e Pequeno Manual Antirracista foram selecionados pela curadoria do programa por tratarem de direitos à educação, igualdade racial e cidadania.
Para que a leitura conte como remição, o preso deve entregar um relatório no qual demonstre compreensão da obra. A comissão de avaliação considera critérios como clareza, fidelidade ao conteúdo e qualidade textual.