Escola de Santos suspende aulas após registrar casos de vírus que causa manchas no rosto
Por Santa Portal em 23/11/2024 às 12:00
A Unidade Municipal de Educação (UME) João Papa Sobrinho, no bairro Gonzaga, em Santos, suspendeu as aulas na segunda (25) e terça-feira (26) por causa de quatro casos confirmados de eritema infeccioso, causado pelo parvovírus B19. 25 casos suspeitos da doença ainda estão sendo investigados.
Por causa desses casos de eritema infeccioso, o colégio vai passar por limpeza e sanitização. Com isso, as aulas no começo da próxima semana precisaram ser canceladas. No ano passado, a UME João Papa Sobrinho teve um surto de diarreia com 83 pessoas sendo afetadas, entre alunos e funcionários.
Essa doença causa manchas vermelhas nas bochechas e erupções cutâneas pelo corpo. Todos os casos foram encaminhados para a policlínica do Gonzaga.
Procurada pelo Santa Portal, a Prefeitura de Santos informa, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que a suspensão das atividades presenciais na UME João Papa Sobrinho é uma medida preventiva.
De acordo com a Secretaria de Saúde, as pessoas que apresentaram os sintomas da doença foram afastadas da rotina escolar. “Todos os casos notificados na unidade foram encaminhados para a Policlínica do Gonzaga (de referência dos munícipes do bairro), daqueles assistidos pela rede pública de saúde, para o devido tratamento médico da doença benigna comum ao ambiente escolar”, destaca.
Para interromper a cadeia de transmissão do vírus (parvovírus B19), a Seção de Vigilância Sanitária Epidemiológica, do Departamento de Vigilância em Saúde da SMS, indicou a suspensão das aulas nos dias 25 e 26 de novembro, quando a unidade passará por sanitização.
Os pais dos alunos foram avisados sobre a medida e os professores já encaminharam atividades para serem realizadas nesse período.
Por fim, a Prefeitura ressalta que, no retorno das atividades presenciais, a partir da próxima quarta (27), será necessário que todos os alunos e funcionários utilizem máscaras por um breve período. Esta medida também visa prevenir a proliferação da doença e proteger a saúde de todos. A escola fornecerá máscara descartável a todos.