Surto de diarreia faz estudantes de escola municipal de Santos serem hospitalizados
Por Santa Portal em 12/11/2023 às 12:00
Estudantes de uma escola municipal de Santos tiveram que ser levados pelos seus pais para unidades de saúde, após apresentarem sintomas como diarreia, dor no estômago e fraqueza.
O caso aconteceu na Unidade Municipal de Ensino (UME) João Papa Sobrinho, no bairro Gonzaga. Ao todo, 83 pessoas, sendo 71 alunos e 12 funcionários foram acometidos pelo surto dentro do colégio, na última semana.
Os responsáveis pela unidade de ensino acreditam que o surto possa ter sido causado pela ingestão da água ou de alimentos na escola.
Procurada pelo Santa Portal, a Secretaria de Educação de Santos (Seduc) confirma que, nesta semana – portanto, no retorno das aulas após o feriado prolongado –, 83 pessoas (12 funcionários e 71 alunos) da UME João Papa Sobrinho começaram a apresentar quadro de diarreia. “A direção da unidade comunicou os casos ao Programa Saúde na Escola e para a Supervisão de Ensino, que monitoram a situação”, diz a nota.
A Seduc informa ainda que não houve indicação de suspensão das aulas na unidade com 360 alunos de 1º ao 5º ano do ensino fundamental – portanto, crianças de 6 a 11 anos. Parte dos estudantes e funcionários que apresentou sintomas de diarreia já voltou às aulas e às atividades.
“Na última quarta-feira (8), dependências da unidade foram vistoriadas pelas Seções de Vigilância Epidemiológica (Seviep) e de Vigilância Sanitária (Sevisa), que não identificaram possíveis fontes de infecção comum. A Seviep solicitou a coleta de amostras de fezes dos alunos e funcionários que apresentaram os sintomas para futura análise e identificação do agente etiológico do quadro diarreico”, acrescenta a Secretaria de Educação.
A Seduc também destaca que a caixa d’água da unidade foi vistoriada e não apresenta avarias, está devidamente vedada e limpa.
“A pasta ressalta, ainda, que a direção da escola já reforçou todas as medidas sanitárias, bem como as orientações de higiene como lavar as mãos com sabão e uso do álcool gel (disponíveis na unidade)”, concluiu a Secretaria.