Dia Mundial de Combate à Aids terá ação educativa do Gapa em Santos

Por Santa Portal em 28/11/2025 às 06:00

Divulga
Divulga

Um dia especial, com mutirão envolvendo dirigentes, monitores e voluntários do Grupo de Apoio à Prevenção à Aids da Baixada Santista (Gapa/BS). Assim será celebrado o Dia Mundial de Combate à Aids, na segunda-feira (1º) com panfletagem, distribuição gratuita de preservativos (masculinos e femininos) e autotestes para detecção do vírus HIV, das 10 às 13h, em frente à sede da entidade, na Av. Epitácio Pessoa, 278, Embaré, em Santos.

Segundo a instituição, excepcionalmente, nesse dia a Feira de Natal (com artigos e arranjos natalinos, artesanatos e peças de decoração) e o brechó de roupas e acessórios estarão abertos.

O Dia Mundial de Combate à Aids foi instituído como data voltada para unir forças para a conscientização sobre a síndrome. Hoje, segundo o Unaids (Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids), 40,8 milhões de pessoas vivem com HIV em todo o mundo; 1,3 milhão de novas infecções ocorreram em 2024 e 9,2 milhões de pessoas ainda não têm acesso ao tratamento.

O Brasil registrou uma queda de cerca de 40% nas novas infecções de HIV desde 2010, mas apesar da tendência de queda, o Ministério da Saúde estima que o país registrará uma “queda prolongada na incidência de novos casos de HIV” a partir dos dados deste ano. Pesquisadores alertam para a “epidemia silenciosa” de HIV, onde a falta de sintomas e diagnósticos pode levar a um grande número de casos não notificados.

Em Santos, segundo Boletim Epidemiológico da Prefeitura, divulgado em 28 de julho, nos últimos nove anos (2016 a 2024) foram registrados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação – Sinan, 778 casos de Aids e 1.121 casos de infecção pelo vírus HIV. Neste período, foram anotadas 117 gestantes infectadas e 120 crianças expostas ao risco de transmissão vertical. Há notificação ainda de dois casos de HIV/Aids em menores de 13 anos.

O mesmo boletim, considerando as estimativas populacionais para o município de Santos produzidas pelo IBGE (com base nos Censos Demográficos 2010 e 2022), na série histórica de 2016 a 2024, foram notificados 778 novos casos de Aids e 1.121 casos de infecção pelo HIV, inseridos no Sinan, com taxas de detecção de 15,4 e 22,8 por 100 mil habitantes (2024), respectivamente.

Mesmo com os avanços, o estigma social e a discriminação continuam sendo barreiras para o tratamento e a prevenção. Milhares de pessoas vivem sem saber que são portadoras do vírus, o que dificulta o controle de dados. Ações de educação em saúde – como as realizadas pelo Gapa/BS – e acesso ao diagnóstico precisam ser intensificadas para atingir toda a população.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.