(CORRIGIR)Dia Mundial do Câncer inspira solidariedade com doações de cabelo em Santos
Por Beatriz Pires em 03/02/2025 às 23:32
Comemorado nesta terça-feira (4), o Dia Mundial do Câncer mobiliza bilhões de pessoas em prol da vida. A data tem como objetivo conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento regular, fatores determinantes para a recuperação de uma doença que afeta e é responsável pela morte de milhares ao redor do mundo. Em Santos, iniciativas como a do Instituto Neomama, com seu Banco de Perucas, destacam como a solidariedade e o apoio emocional são fundamentais na recuperação de mulheres diagnosticadas com câncer, especialmente o de mama.
A criação do Banco de Perucas foi uma das primeiras ações do Instituto. A ideia surgiu a partir da experiência de Giuse Francisco, fundadora da instituição. Em 1999, após ser diagnosticada com câncer de mama e enfrentar a perda de cabelo devido à quimioterapia, Giuse percebeu que não havia recursos semelhantes na Baixada Santista. Essa necessidade levou à fundação do Neomama em 2001, com o propósito de apoiar mulheres em tratamento.
“A perda de cabelo é muitas vezes a primeira coisa visível que identifica uma pessoa com câncer. Isso pode causar constrangimento e isolamento social. As perucas ajudam a restaurar a autoestima dessas mulheres, permitindo que elas se sintam bem consigo mesmas e voltem a ter uma vida social ativa. Muitas relatam que, após o uso da peruca, se sentem mais seguras para sair de casa, conviver com a família e até retomar atividades sociais como cinema e lazer”, explica José Luís Francisco, presidente voluntário do Instituto.
Para doar, não é necessário agendar horário. O corte pode ser feito em um salão de preferência do doador. O único requisito é que o cabelo tenha, no mínimo, 15 cm de comprimento. Fios com química, como alisamentos e colorações, também são aceitos. As doações podem ser entregues diretamente no Instituto, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h. Os cabelos são organizados por tamanho, cor e tipo para a confecção das perucas.
“Os relatos emocionantes são muitos. O mais tocante, porém, envolve mulheres que fazem o tratamento escondido, seja do trabalho, da família ou até do companheiro, por medo do estigma e preconceito. O apoio do Instituto Neomama, com a doação das perucas, ajuda essas mulheres a retomarem sua autoestima e a se reintegrarem socialmente sem serem vistas como doentes, de forma discreta”, ressalta Francisco.
Uma ação que tem contribuído significativamente para essa causa é o Trote Solidário da Universidade Santa Cecília (Unisanta), que já ocorre há mais de oito anos. José Luís destaca que a receptividade dos estudantes é extremamente positiva. Mesmo em dúvida, muitos acabam sendo convencidos a doar seus cabelos ao verem colegas se engajando na causa, tornando o trote ainda mais especial e impactante.
“A mensagem que gostaríamos de deixar é que ‘o lixo de um é o luxo de outro’. O cabelo que pode não fazer falta para uma pessoa pode significar muito para outra. Doar cabelo é um ato de empatia, pois, ao se colocar no lugar da mulher que enfrenta o câncer, você entende o quanto um simples gesto pode transformar a vida de alguém. Doar cabelo é um ato de solidariedade que ajuda a restaurar a autoestima e o bem-estar emocional dessas mulheres”, conclui o presidente.