Catedral de Santos é reaberta após seis meses de obra

Por Santa Portal em 24/08/2024 às 06:00

Arquivo/Divulgação Prefeitura de Santos
Arquivo/Divulgação Prefeitura de Santos

A Catedral de Santos será reaberta neste sábado (24) após seis meses de obras de restauração interna e externa. Durante esse período de interdição, foram realizados serviços de lavagem e pintura dentro e fora do prédio, incluindo as torres e a cúpula. A obra teve um custo estimado em R$ 1,38 milhão.

Enquanto esteve fechada, as missas da Catedral de Santos ocorreram na Igreja Nossa Senhora do Rosário, na Praça Ruy Barbosa, s/nº, também no Centro de Santos.

A programação de reabertura da Catedral de Santos contará ainda com o lançamento de um selo postal personalizado e um carimbo comemorativo do Centenário da Diocese de Santos (em parceria com os Correios).

“É uma emoção muito grande por termos terminado a obra dentro do prazo previsto. Estou ansioso para ver a catedral em seu pleno funcionamento e o retorno dos fiéis”, comentou o padre José Myalil Paul.

A partir de segunda (26), a programação de missas volta ao normal na Catedral. De segunda a sexta-feira, às 12h, domingos, das 10h às 17h. A catedral fica na Praça José Bonifácio, s/nº. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (13) 3224-1593 ou 3232-4593.

História da Catedral de Santos

Em estilo gótico misto, a Catedral começou a ser construída em 1909 e foi inaugurada em 1924 parcialmente como Igreja Matriz. Como em 1925 o papa Pio 11 criou a Diocese de Santos, a matriz foi transformada em Catedral. As obras só foram concluídas em 1967. Foi projetada pelo arquiteto alemão Maximilian Hehl, que também projetou a Catedral de São Paulo.

Em setembro de 2014, a Catedral foi tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos (Condepasa). A edificação histórica teve preservada suas características originais.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.