Carateca de Santos conquista vaga para a fase final do Campeonato Brasileiro

Por Alanis Ribeiro em 12/07/2023 às 06:00

Reprodução/Divulgação
Reprodução/Divulgação

A carateca Eduarda Vilela, de 12 anos, a Duda VOM, conquistou no último fim de semana o primeiro lugar na categoria Shiai Kumite sub 14 +52kg, no Campeonato Brasileiro Zonal, realizado em São Bernardo do Campo. Com isso, garantiu uma vaga para a fase final do Campeonato Brasileiro de Karatê 2023, que será disputada em novembro, em São Paulo, com data a ser definida pela Confederação Brasileira.

A jovem nunca havia esboçado antes o interesse em praticar esportes ou outras atividades. A iniciativa surgiu aos seis anos de idade, quando seus pais, Rachel Vilela e Arlington Marques, descobriram que Duda estava com o colesterol alto para sua faixa etária. Então, sua mãe a inscreveu para fazer aulas de karatê na escola em que frequenta.

“Comecei devagar e fui gostando cada vez mais. Nas férias escolares, depois de seis meses praticando na escola, fui para a academia em que meu sensei Fernando Lacerda dava aula. No começo tive muitas dificuldades, mas sabia que não podia desistir”, declara Duda VOM.

Aos oito anos, honrando sua academia, Dojo Fernando Lacerda, participou do seu primeiro campeonato, selando o início de sua trajetória e levando para casa uma medalha de ouro no kumite (combate/luta) e prata no kata (sequência de movimentos). Em resultado por seu desempenho, o amor pela modalidade passou a crescer cada vez mais.

“Sempre disse pra ela que o karatê como atividade física era obrigação por conta da saúde, mas karatê como esporte e ser atleta é uma escolha exclusiva dela, e que sempre estou disposta a incentivar e orientar no que ela escolher”, declara a mãe.

Por estar colecionando uma trajetória de bons resultados no esporte, em 2022 sua visão sobre a modalidade e seus objetivos mudaram drasticamente. O que antes surgiu com o propósito de melhorar sua saúde, hoje, alimentava dentro de si a vontade de representar o Brasil internacionalmente, mas para isso precisava se dedicar ainda mais aos treinos.

“Pra mim é super gratificante ver a evolução dela, pois acompanho a Duda desde que ela era pequena, e é diferente de você treinar um aluno grande, porque você vê toda a evolução dela nos treinos e como pessoa, é como se fosse um filho, eu não tenho filho, mas acredito que o amor possa ser quase o mesmo. Então fico muito feliz com o resultado e principalmente com a felicidade dela”, declara o sensei Fernando Lacerda.

Apesar das dificuldades financeiras para custear as viagens para as competições, por ainda não ter patrocinadores, amigos e familiares ajudaram a pagar as despesas com rifas e arrecadações de valores.

Com muita perseverança, após tentar duas vezes se classificar para o Campeonato Paulista de Karatê, em 2023 competindo pela terceira vez conseguiu vencer a competição e outras classificatórias, as quais a levaram para o Campeonato Brasileiro Zonal, onde ficou em primeiro lugar.

“Quando subi no pódio, não tinha palavras para expressar o que estava sentindo, era um misto de emoções, que eu ria e chorava ao mesmo tempo. Agradeço a Deus por ter me dado força e calma, ao meu sensei que estava o tempo todo ao meu lado me orientando, a minha família e amigos, por sempre estarem comigo me incentivando e me apoiando”, acrescenta a jovem.

Após essa grande conquista, no último fim de semana, Duda VOM reforça cada vez mais que essa é a primeira de muitas vitórias, e que seu maior objetivo atualmente é chegar à final do Campeonato Brasileiro.

“Sou puro orgulho, ela é uma criança com grandes objetivos e muito dedicada em tudo que faz, e o resultado que ela vem obtendo é mérito todo dela, sempre iremos apoiá-la”, finaliza a mãe.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.