Bancos e operadoras lideram queixas no Procon de Santos

Por Santa Portal em 20/10/2025 às 11:00

Divulgação
Divulgação

O Procon de Santos, no litoral de São Paulo, recebeu 1.452 reclamações ao longo de 2024, segundo o Cadastro de Reclamações Fundamentadas (CRF) divulgado pelo órgão neste domingo (19). Bancos, operadoras de telecomunicação e concessionárias de serviços públicos concentraram a maior parte das queixas dos consumidores santistas.

A Claro, com cerca de 86 registros, foi a empresa mais reclamada no município, seguida pelo Itaú Unibanco (48) e pela Telefônica/Vivo (39). Também aparecem entre os dez primeiros a Samsung, Sabesp, CPFL, Santander, Caixa Econômica Federal, Bradesco e BMG.

Os principais motivos de insatisfação foram falhas no Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), cobranças indevidas ou abusivas, problemas com produtos defeituosos, atrasos na entrega e irregularidades em contratos de crédito consignado. Segundo o levantamento, a dificuldade em resolver demandas básicas com o SAC é um dos problemas mais recorrentes.

Além dos bancos e operadoras, setores como comércio eletrônico e saúde suplementar também registraram aumento nas queixas. No varejo on-line, consumidores relataram atrasos nas entregas e produtos diferentes dos anunciados. Nos planos de saúde e odontológicos, as principais reclamações envolvem reajustes, descredenciamentos e falhas no atendimento.

O diretor do Procon-Santos, Sidney da Cunha Vida Silva, destaca que o relatório tem caráter educativo e busca fortalecer a transparência nas relações de consumo. “A publicação do CRF cumpre o papel de informar e orientar o munícipe, ao mesmo tempo em que estimula melhorias nos serviços e no atendimento do mercado local. É um instrumento de transparência e prevenção de conflitos nas relações de consumo”, afirma.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.