Bolsonaro sobe dois pontos e Lula permanece estável em primeiro, diz FSB/BTG Pactual
Por Renan P.C / Santa Portal em 22/08/2022 às 13:41
O presidente Jair Bolsonaro (PL) cresceu dois pontos e alcançou 34% na preferência do público, segundo uma nova rodada de pesquisas da FSB, contratada pelo BTG Pactual. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) permaneceu na liderança, com 41% na amostra espontânea. Ciro Gomes (PDT) vem na sequência, com 4%, enquanto Simone Tebet (MDB) tem 2%. Ambos cresceram 1% na comparação com a pesquisa anterior, divulgada em 15 de agosto.
Na amostra estimulada, com os nomes dos candidatos, Lula está com 45% (mesma porcentagem da rodada anterior), enquanto Bolsonaro atinge 36% (dois a mais). Ciro tem 6% (dois a menos) e Simone fecha com 3% (um a mais).
Avaliação do Governo Bolsonaro
A avaliação dos quatro anos de governo de Bolsonaro vem sendo majoritariamente considerada ruim ou péssima desde março deste ano. O maior pico de má avaliação foi justamente no mês de início da pesquisa, com 53% dos entrevistados considerando o governo como ruim ou péssimo.
Atualmente, o índice de pessoas que avaliam negativamente o governo é de 45%. A maior queda nesse índice se deu às vésperas do lançamento do Auxílio Brasil, no mês de agosto, com queda de três pontos percentuais no mês de julho (25), indo de 47% para 44%.
O índice de quem considera o governo regular se manteve entre 17% e 20%, nos meses que foram realizadas as pesquisas. Já a taxa de quem considera o governo bom vem se mantendo entre 29% e 34%, com destaque para uma subida de três pontos percentuais no mês de julho.
O perfil de quem considera o governo ruim ou péssimo compreende mulheres, graduados no ensino superior e pessoas com renda de até um salário mínimo. Já quem considera o governo Bolsonaro (PL) bom tem destaque para os homens, com ensino médio completo e com renda superior a cinco salários mínimos.
Rejeição dos candidatos
Na pesquisa de rejeição o candidato Jair Bolsonaro (PL) lidera, com 55%, seguido por Ciro Gomes (PDT), com 51%, e Lula (PT), com 44%. A porcentagem de rejeição dos principais candidatos à intenção de voto, Lula e Bolsonaro, vinha se mantendo estável até o início de agosto. Jair Bolsonaro teve uma queda de cinco pontos percentuais no mês de agosto e uma subida de três pontos no caso de Lula.
A pesquisa realizada tem caráter quantitativo com margem de erro de dois pontos percentuais. Foram entrevistadas 2 mil pessoas entre os dias 19 e 21 de agosto.
Pesquisa espontânea de intenção de voto
Na pesquisa espontânea o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), lidera, seguido por Bolsonaro (PL) , Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB).
Lula: 41%
Bolsonaro: 34%
Ciro Gomes: 4%
Simone Tebet: 2%
Branco/Nulo: 3%
NS/NR: 12%
Pesquisa de intenção de voto
Com a apresentação dos nomes dos candidatos, Lula (PT) lidera as intenções de voto, seguido por Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Pablo Marçal (Pros) e Vera Lúcia (PSTU). Os demais candidatos não pontuaram.
Lula: 45%
Bolsonaro: 36%
Ciro Gomes: 6%
Simone Tebet: 3%
Pablo Marçal: 1%
Vera Lúcia: 1%
Branco/Nulo: 2%
NS/NR: 3%
Pesquisa de intenção de voto – Segundo turno
No principal cenário, entre Jair Bolsonaro e Lula, o ex-presidente lidera com 52%, seguido por Bolsonaro com 39%. Já em outros cenários com o ex-presidente Lula, o candidato vence contra os todos os outros, com 49% à 39% de Ciro Gomes e 53% à 25% de Simone Tebet.
O presidente Jair Bolsonaro perde contra o candidato Ciro Gomes pela diferença de sete pontos percentuais, tendo Bolsonaro 40% e Ciro 47%. Já contra a candidata Simone Tebet houve empate nas pesquisas.