PMs acusados de matar homem desarmado vão a júri popular em Guarujá

Por Santa Portal em 25/03/2026 às 10:00

Reprodução
Reprodução

Três policiais militares são julgados pelo Tribunal do Júri acusados de envolvimento na morte de um jovem de 24 anos, ocorrida em junho de 2022, em Guarujá, no litoral de São Paulo. O julgamento está marcado para ocorrer entre esta quarta (25) e sexta-feira (27).

De acordo com a denúncia do Ministério Público, Kaique de Souza Passos foi morto com sete tiros após ser perseguido por policiais durante uma ação relacionada ao roubo de um veículo em Bertioga. O carro era ocupado por quatro pessoas, que, segundo a acusação, estavam desarmadas no momento da abordagem, já em Guarujá.

Ainda conforme os autos, após disparos iniciais contra o veículo, os ocupantes desembarcaram e tentaram fugir a pé. Kaique foi alcançado pelos PMs Israel Morais Pereira de Souza e Paulo Ricardo da Silva. A denúncia sustenta que Kaique foi encurralado, rendido e colocado com as mãos para o alto, sem esboçar reação, quando foi atingido pelos disparos de arma de fogo.

Segundo o processo, o policial Diego Nascimento de Souza responde por tentativa de homicídio contra Vitor Hugo Paixão Coutinho, na época com 19 anos, que foi baleado durante a mesma ocorrência, mas sobreviveu após receber atendimento médico.

De acordo com o Ministério Público, os crimes teriam sido praticados por motivo considerado torpe e com recurso que dificultou a defesa das vítimas, além de abuso de poder e violação do dever funcional.

O julgamento estava inicialmente previsto para fevereiro de 2025, mas foi adiado e redesignado para março de 2026. Durante o processo, os acusados chegaram a ter prisão preventiva decretada, que substituída por liberdade provisória posteriormente.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.