Praias de Santos recebem bandeira verde após dias com águas impróprias
Por Santa Portal em 24/01/2025 às 11:00
Após alguns dias com todas as praias com águas impróprias, Santos recebeu bandeira verde para todas elas, conforme o último boletim da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), divulgado nesta quinta-feira (23).
Na última semana, apenas Ponta da Praia e Aparecida tinham as águas liberadas para banho. Ao todo, no litoral de São Paulo, 43 praias estavam impróprias, sendo 22 apenas na Baixada Santista.
Já nesta semana, a região possui 25 praias com bandeira vermelha. Bertioga, São Vicente e Praia Grande aparecem na frente com maior número de praias impróprias: 5, 4 e 6, respectivamente. Em Praia Grande, o número compreende metade das praias monitoradas pela Cetesb, em São Vicente 66% e, em Bertioga, 55%.
O parâmetro básico para classificação da balneabilidade das praias é a densidade de coliformes fecais – bactérias presentes em grande quantidade nas fezes humanas e animais. Segundo o órgão, alguns fatores podem influenciar na balneabilidade, como a existência de córregos afluindo no mar, condições da maré e ocorrência de chuvas.
De acordo com a Cetesb, quando corpos d’água contaminados por esgoto alcançam as praias, os banhistas ficam expostos a uma variedade de patógenos, como bactérias, vírus e protozoários. Crianças, idosos e pessoas com o sistema imunológico comprometido são os grupos mais vulneráveis.
Confira a lista de praias impróprias
Bertioga: Boracéia-Sul, Guaratuba, São Lourenço (próximo ao morro)
Guarujá: Perequê e Enseada (trecho da Av. Santa Maria)
Itanhaém: Centro, Balneário Jd. Regina e Balneário Gaivota
Mongaguá: Central e Vera Cruz
Peruíbe: Icaraíba, Av. São João e Guaraú
Praia Grande: Aviação, Vila Tupi, Vila Mirim, Maracanã, Real e Balneário Flórida
São Vicente: Praia da Divisa, Milionários, Gonzaguinha e Prainha
Santos: nenhuma