Praia Grande tem piora de 437% e registra 321 demissões em janeiro
Por Gustavo Sampaio em 21/03/2024 às 06:00
Praia Grande registrou 321 demissões em janeiro de 2024, que representa uma baixa de 437,8% na comparação com janeiro de 2023, quando foram catalogadas 95 contratações. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e levam em consideração o saldo entre contratações e demissões.
O município apresentou uma diminuição ainda menor em janeiro deste ano na comparação com dezembro de 2023, quando a cidade teve 123 novas carteiras assinadas. A diferença desta vez foi de 444 contratações.
A cidade ficou com um acumulado total negativo pela primeira vez em dez meses, a última vez que isso havia acontecido foi em fevereiro do ano passado, quando Praia Grande teve 45 desligamentos.
Praia Grande foi a cidade com o pior desempenho neste primeiro mês do ano entre todos os municípios da Baixada Santista, além de ter sido a única localidade da região com todos os setores econômicos com saldo negativo.
Setores
Comércio foi de longe a pior área da cidade, com ao todo, 249 dispensas, a seção arrastou Praia Grande para baixo e foi responsável por 77,5% das demissões na cidade. Isso acontece por causa do fim das festas de fim de ano, que fazem com que muitos temporários sejam demitidos das lojas.
O setor de construção do município também ficou com saldo negativo, com 52 desligamentos. Um fato curioso é que em janeiro do último ano a área teve 52 contratações, uma baixa de 200% foi registrada.
Um setor que é sempre muito ativo em Praia Grande é o de serviços. E neste mês não foi diferente, a cidade teve 978 contratações, mas ficou com um saldo negativo de 14, pois registrou 992 demissões.
A seção industrial foi a menos pior do município, mas mesmo assim permaneceu com o saldo negativo. A cidade apresentou seis cortes no mês de janeiro deste ano. Aliás, o desempenho foi melhor do que em janeiro do ano passado, quando foram registradas 12 dispensas.
Já o setor de agropecuária não registrou dados neste mês de janeiro na cidade.