Praia Grande já registrou 78% da chuva esperada para o mês todo
Por Santa Portal em 07/03/2024 às 11:00
Em apenas 6 dias, Praia Grande já registrou um volume de chuvas de 282 mm. O acumulado representa 78% do previsto para o mês de março inteiro, cujo índice pluviométrico está calculado em 366 mm.
Na última terça-feira (5), as fortes chuvas deixaram um cenário de destruição no loteamento Jardim Alice, localizando no bairro Cidade da Criança. Segundo a Prefeitura, o estimado é que 200 moradias tenham sido atingidas ainda que parcialmente, e técnicos da Defesa Civil e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) ainda avaliam a situação, uma vez que a chuva permanece na região.
A Escola Cidade da Criança, localizada no bairro, está servindo como abrigo. No entanto, a administração informou que as famílias que sofreram prejuízos prefiram se abrigar na casa de parentes e amigos.
Na manhã desta quinta-feira (7), equipes da Prefeitura, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros estiveram no local durante uma força-tarefa avaliar os estragos e tomar medidas emergenciais com o objetivo de normalizar a situação.
A Defesa Civil monitora a incidência das chuvas e os boletins emitidos pela Defesa Civil Estadual, realiza o acompanhamento dos índices e pede que a população entre em contato através dos telefones 199 e 153 em caso de problemas.
Outro município fortemente atingido pelas chuvas de terça-feira foi Mongaguá. Na cidade, choveu 356 mm nas últimas 72h, um volume acima do esperado, de acordo com a Prefeitura.
Cerca de 120 pessoas acabaram tendo que sair de suas casas devido aos danos provocados pela força da água. Elas estão alojadas no abrigo temporário que foi aberto em parceria da Defesa Civil e da Secretaria de Assistência Social, no Ginásio de Esportes Arturzão.
A administração informou que a precipitação intensa, juntamente com a alta da maré, que causou ondas de 3 metros, causou diversos pontos e alagamento, principalmente nos bairros Vila Nova, Vila São Paulo, Centro e Pedreira. Além disso, a alta do Rio Mongaguá colapsou o sistema de drenagem do Centro da Cidade.
Segundo a Prefeitura, a Defesa Civil continua monitorando a cidade e as equipes de Serviços Externos já estão na rua, minimizando os impactos.