Baixada Santista tem queda de 70% no número de casos de covid em janeiro
Por Anna Clara Morais em 12/02/2025 às 05:00
![](https://santaportal.com.br/wp/wp-content/uploads/2023/03/thumbnail_Foto-Praia-Grande-supera-a-marca-de-950-mil-vacinas-aplicadas-contra-a-covid-19.jpg)
Cinco anos após o início do isolamento pela pandemia do coronavírus (covid-19), a Baixada Santista tem motivos para comemorar. De acordo com o Ministério da Saúde, a região teve uma queda de 70% no número de casos em janeiro de 2025, no comparativo com igual período de 2024.
Em Santos, a diminuição foi de 77%, passando de 80 notificações para 18. Em Praia Grande, foi ainda mais acentuado, queda de 89%. Já em São Vicente e em Guarujá, os números são um pouco menores, 56% e 9,5%, respectivamente.
No entanto, apesar dos índices animadores, não é possível afirmar que a doença foi extinta ou que há possibilidade de ser. De acordo com a pesquisadora do Programa de Computação Científica da Fiocruz e do InfoGripe, Tatiana Portella, a doença não tem uma periodicidade definida.
“A covid-19 não tem uma sazonalidade definida, então é difícil prever quando pode haver uma nova onda ou períodos de baixa […] as temporadas de maior número de casos, estão relacionadas com o surgimento de uma nova variante”.
Cuidados com os casos de covid-19
Além disso, a profissional deixa um alerta sobre a medida mais efetiva para prevenir maiores complicações decorrentes da doença.
“Para controlar os casos, o ideal é a vacinação, principalmente para os grupo prioritários, que são mais suscetíveis a desenvolver a doença de forma mais grave”, completa.
Outras formas de diminuir a circulação do vírus é através de medidas preventivas, como:
- Uso de máscaras em caso de aumento dos casos da doença;
- Ao começar apresentar sintomas, isolamento em casa, para evitar a contaminação.