Mourão é nomeado presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista

Por Santa Portal em 01/04/2025 às 16:00

Divulgação/Prefeitura de Praia Grande
Divulgação/Prefeitura de Praia Grande

O prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, foi eleito presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista (CBH-BS), na segunda-feira (31). A 72º Reunião do Comitê elegeu e deu posse a nova diretoria para a gestão 2025-2027. O Comitê reúne representantes (titulares e suplentes) dos nove municípios da Região, do Estado e da sociedade civil. Juntos, esses segmentos discutem e decidem democraticamente o uso e a preservação dos recursos hídricos.

Para a presidência, Alberto Mourão foi empossado como representante do segmento “municípios”. Na vice-presidência, tomou posse o representante da “sociedade civil” Nelson Antônio Portéro Junior,  membro da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Bertioga. A Secretária Executiva Vivian Marrani, da Cetesb, e a Secretária Executiva Adjunta, Laura Stela Naliato Perez, da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, são as representantes do segmento “Estado”.

Para o ano de 2025, já está na pauta do comitê a reorganização das câmaras técnicas com normas gerais de funcionamento; aprovação do parecer técnico relativo a compatibilidade do plano diretor do  município de Biritiba Mirim, com a Lei específica da APRM Alto Tietê (Delib. CBH-BS nº 444); aprovação do parecer técnico relativo ao empreendimento túnel submerso Santos- Guarujá; e a deliberação dos 
recursos FEHIDRO (Fundo Estadual de Recursos Hídricos), além de outras ações internas.

O prefeito de Praia Grande e presidente do Comitê, Alberto Mourão, agradeceu a confiança e destacou a alegria de estar de volta ao órgão. “Faço questão de agradecer mais uma vez a indicação. Trabalharei junto com todos os segmentos. Tenho certeza que a união de propostas fará nossa região avançar cada vez mais na questão da conscientização da preservação dos mananciais. O foco sempre será a drenagem, mas a educação ambiental tem que avançar e vamos trabalhar, trazer o tema para discussão e alcançar a massa. Mais que deliberar, vamos montar um plano estratégico e colocar em pratica, desde o processo educacional, incentivo a reciclagem e o descarte correto de lixo, preservando nossos mangues, rios e canais”.

O chefe do executivo praia-grandense, que já foi presidente do Comitê de Bacias Hidrográficas da Baixada Santista por três vezes, em 1996, 2003 e 2019, destacou ainda que uma das primeiras tarefas será regrar a questão das águas da bacia e o abastecimento regional e isso inclui políticas públicas dentro de cada município.

A secretária executiva do comitê, Vivian Marrani, que representa a Cetesb, mencionou que o comitê vai seguir promovendo o gerenciamento descentralizado, participativo e integrado dos recursos hídricos. 
“Temos um desafio e nossa diretoria manterá o foco de trabalho. Mais que saneamento, drenagem e moradias, nosso trabalho envolve diretamente recursos hídricos e, por consequência, saúde pública”.

CBH-BS

Criado pela Lei 9.034 de 27/12/94, o Comitê da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista abrange os nove municípios da Região, que possuem uma área de 2.422,776 Km². Os principais rios da bacia hidrográfica da Baixada Santista são Cubatão, Mogi e Quilombo, na área central; Itapanhaú, Itatinga e Guaratuba, ao norte; Itanhaém, Branco e Preto, ao sul. Os municípios litorâneos formam uma faixa de 162 Km de praias entre Peruíbe e Bertioga e têm, em seu território, cerca de 120 Km² de manguezais ainda preservados.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.