Instituto Querô completa 19 anos com vagas para mais uma turma
Por Anna Clara Morais em 16/03/2025 às 12:00

O Instituto Querô, escola gratuita de formação e capacitação em cinema e audiovisual, está com inscrições abertas para mais uma turma. A instituição, que atua sem fins lucrativos, completa 19 anos de funcionamento, proporcionando oportunidade e acesso à cultura a mais de 600 jovens de baixa renda ao longo de todo esse tempo.
“É uma alegria perceber que, ao longo desses anos, o Querô transformou a vida não só dos jovens, mas de muitas famílias também. A gente trabalha várias questões com os jovens, colocando eles nesse lugar de autonomia e protagonismo, sempre com muita gentileza”, explica Kamilli Semenov, produtora das Oficinas Querô 1° ano.
O Querô é direcionado para jovens entre 16 e 20 anos e, durante a formação, os alunos têm contato direto com a sétima arte, onde aprendem a realizá-la na prática através da imersão no universo cinematográfico.
“As aulas contribuem de diversas formas. Na perda da timidez, no desenvolvimento da autoconfiança, relacionamento em grupo, habilidades pessoais e inúmeras outras coisas. É visível a transformação no processo de formação. Até coisas maiores, como por exemplo, proporcionar aos jovens que muitas vezes nem saíram do próprio bairro por condições financeiras, a conhecerem outros lugares”, conta a produtora.
As oficinas costumam ir para além das aulas tradicionais. No dia a dia, os estudantes são inseridos em assuntos que os formam como seres humanos também.
“A gente trabalha e discute pautas relevantes para o mundo, através dos filmes, para que eles possam ser críticos da sociedade. Abordamos muitas questões de cidadania, de humanismo, tudo isso através do audiovisual”.
Reconhecimento
No primeiro Oscar em que uma obra brasileira foi premiada, o filme Ainda Estou Aqui, contou com a participação de um jovem capacitado nas Oficinas Querô. João Vitor Andrade, ou Paçoca, como é conhecido, participou do projeto por dois anos e seguiu depois do projeto.

“Isso é muito precioso para nós, enquanto instituição, ver um jovem que veio do México 70, de uma região extremamente vulnerável, carente de tantas coisas, estudou com a gente e acabou se encontrando no audiovisual”, contou Kamilli.
Aulas
As aulas têm duração de oito meses e envolve alguns benefícios, como: cartão transporte para que o jovem não tenha custo de locomoção; núcleo psicossocial com psicólogo e assistente social para acolhê-los, também recebem bolsa-incentivo, camiseta e a possibilidade de participar de eventos e passeios culturais. As aulas acontecem de segunda a sexta, das 15h às 18h.
Inscrições
As inscrições estão abertas e vão até este domingo (17). O processo é exclusivamente online, pela página do Instagram @institutoquero e, para mais informações, basta entrar em contato pelo WhatsApp do Querô (13) 3233-7084.
Serão 40 selecionados e estes precisam preencher os pré-requisitos, que são: serem alunos formados na rede pública, possuam baixa renda familiar e sejam de Santos, São Vicente, Praia Grande ou Cubatão.
E ainda, aqueles que mais se destacarem no primeiro ano de curso têm a possibilidade de fazer um segundo ano de aulas.