Hospital Municipal Irmã Dulce entrega revitalização e passa a contar com 273 leitos

Por Santa Portal em 03/09/2025 às 05:00

Divulgação/Prefeitura de Praia Grande
Divulgação/Prefeitura de Praia Grande

A revitalização do 2º andar do Hospital Irmã Dulce, em Praia Grande, no litoral de São Paulo, foi entregue nesta terça-feira (2). O investimento resulta no acréscimo de 22 novos leitos, aumentando a capacidade instalada da unidade para 273 leitos hospitalares.

Segundo informações da Prefeitura de PG, os novos leitos ajudarão a diminuir o fluxo de pacientes internados nas unidades de pronto-atendimento do Município, melhorando o acesso da população aos leitos hospitalares. Um dos maiores da Baixada Santista, o Hospital Municipal Irmã Dulce é um equipamento 100% SUS que atende pacientes não só de Praia Grande como de toda a região. Além disso, é o hospital que mais realiza internação regional na Baixada, com cerca de 15 mil somente em 2024.

A revitalização do segundo andar do Hospital Municipal Irmã Dulce contempla a remodelação completa de todas as dependências, incluindo os quartos, banheiros, corredores e posto de enfermagem. Os locais passaram por reforma e pintura, e todo o mobiliário foi trocado. Em todo o pavimento ocorreram novas instalações elétricas e hidráulicas, com a colocação de iluminação com painéis de led. Os ambientes também foram totalmente climatizados. Os leitos que estavam no térreo durante a reforma desta ala do 2º andar não serão desativados, permitindo a ampliação do número de leitos do hospital.

O prefeito Alberto Mourão esteve visitando a ala remodelada e destacou que essa entrega é mais um passo rumo à revitalização completa do Hospital Irmã Dulce. “O objetivo é fazer com que todo o prédio seja revitalizado e todos os leitos sejam requalificados. Vamos repaginar tudo do ponto de vista tecnológico, trazendo o que tem de mais atualizado e moderno para o nosso hospital”, disse.

Os benefícios desse tipo de investimento passam desde uma melhor condição para os pacientes internados como uma maior qualificação do serviço. “Estamos investindo em qualidade e isso passa também por hotelaria, pois essa revitalização dá mais conforto e tranquilidade para os pacientes, ajudando no processo de recuperação. Além disso, esses novos leitos de retaguarda vão desafogar nossas unidades de pronto-atendimento, diminuindo o tempo de passagem dos pacientes nessas unidades. Isso é muito bom, pois o sistema ganha eficiência, resultados mais efetivos, tratamentos mais imediatos, melhorando a assistência prestada aos pacientes”, afirmou o secretário de Saúde Pública da Cidade, José Isaías Costa Lima.

Novidades

Outras obras estão em curso no Hospital Municipal Irmã Dulce que vão qualificar ainda mais o atendimento em saúde da população. Uma delas é a construção da nova Maternidade, com o Centro 
Obstétrico e a UTI Neonatal. Mais amplo e moderno, o novo equipamento vai aumentar a capacidade de leitos e oferecer um atendimento de maior qualidade às mamães e aos bebês. E essa novidade vai impactar positivamente outras áreas.

“A nova Maternidade vai contar com 36 leitos, propiciando que a gente transforme os atuais leitos da Maternidade em leitos para suporte para ampliar as cirurgias eletivas. É fundamental a gente avançar na  redução da fila de cirurgias eletivas e isso só vai acontecer ampliando a parte estrutural do hospital. No último andar nós vamos ampliar também mais dois centros cirúrgicos dedicados só às cirurgias eletivas”, declarou o prefeito Alberto Mourão, que aproveitou a ocasião para vistoriar as obras da nova Maternidade.

Nova gestão

Outra novidade no âmbito da saúde em Praia Grande é com relação à nova gestão do Complexo Hospitalar Irmã Dulce (CHID), que compreende o Hospital Municipal, o Pronto-Socorro Central, a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Samambaia e a Unidade de Alta Complexidade em Cuidados ao Portador de Doença Renal Crônica e Terapia Renal Substitutiva de Praia Grande (Nefro-PG). A nova gestora é a Biogesp (Associação de Gestão e Execução de Serviços Públicos e Sociais), organização social com atuação nacional desde 2016.

Segundo o diretor-presidente da Biogesp, Marco Aurélio Nunes dos Santos, a gestão pretende estar mais perto dos profissionais de saúde e também dos pacientes. “Hoje o Complexo Hospitalar Irmã Dulce é o  maior projeto da Biogesp, então, é um projeto que nós vamos tratar como um filho, vamos ter um olhar especial. E a nossa gestão é muito próxima do funcionário e dos pacientes, nós temos um modo bastante especial de tratar as pessoas, e acreditamos que o acolhimento é primordial, pois a pessoa já procura o hospital porque está vulnerável, e quando chega aqui elas precisam ser bem acolhidas, e os 
funcionários, reconhecidos e valorizados”.


Foto: Divulgação/Prefeitura de Praia Grande
loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.