Homem é preso com droga que provoca 'efeito zumbi' em Praia Grande
Por Santa Portal em 14/07/2023 às 11:00
Um homem foi preso na manhã desta quinta-feira (13), na Vila Sônia, em Praia Grande, com K2, droga do tipo “K” que vem gerando preocupação entre as autoridades policiais e de saúde no estado de São Paulo devido ao seu “efeito zumbi”.
De acordo com a Polícia Militar, os agentes realizavam uma operação de combate ao tráfico no bairro quando avistaram o detido que, ao perceber a presença da polícia, tentou fugir a pé. Ele foi alcançado e abordado.
Em busca pessoal, foi localizado em seu bolso quatro filetes de maconha, três pinos de cocaína, um skank e dois K2. Na sequência, o homem informou o local exato onde o restante das drogas estava armazenado, a cerca de 40 metros do local da abordagem.
Uma sacola preta foi localizada, contendo 136 filetes e cinco pedaços grandes de maconha, duas unidades de haxixe, quatro pedras de crack, oito unidades de ice, três unidades de MD, 40 unidades de K2, duas unidades de flor, 34 unidades de skunk e 92 pinos de cocaína.
A ocorrência foi apresentada na Central de Polícia Judiciária (CPJ) de Praia Grande, onde a autoridade de plantão deu voz de prisão e elaborou boletim de ocorrência de tráfico de drogas.
As drogas K
Em maio deste ano, o Santa Portal noticiou a primeira apreensão de drogas do tipo K na Baixada Santista, ocorrida em um laboratório em Guarujá. O local era responsável por fornecer os entorpecentes para a capital paulista.
As drogas desse tipo incluem a K2, K4 e K9, que são a mistura de produtos químicos com moléculas sintéticas do princípio ativo da maconha, o tetrahidrocanabinol (THC).
À época, a Polícia Civil demonstrou preocupação com a disseminação desse tipo de droga na região, não só do ponto de vista criminal, mas também da saúde pública. As drogas podem provocar confusão mental, psicose e convulsões.
Seus efeitos mais devastadores já podem ser vistos no centro de São Paulo, região que foi dominada pelos usuários desse tipo de droga.