Fortes chuvas provocam deslizamento na Mogi-Bertioga e deixam Baixada Santista em alerta
Por Rodrigo Cirilo em 27/12/2024 às 10:00
As fortes chuvas que atingiram a Baixada Santista desde a noite de quinta-feira (26) provocaram deslizamento de terra, quedas de árvores, alagamentos e deixaram a região em estado de alerta. Em Guarujá, a Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta severo para risco de movimentos de massa, visando proteger a população em áreas vulneráveis.
Na Rodovia Mogi-Bertioga (SP-098), um deslizamento de talude – terreno inclinado que atua como base de sustentação para o solo – bloqueou totalmente o km 85 no sentido sul, em Bertioga, por cerca de uma hora. O incidente foi identificado às 3h desta sexta-feira (27) por equipes de inspeção de tráfego. Apesar do bloqueio inicial, o tráfego foi parcialmente liberado. De acordo com a concessionária Novo Litoral, somente a faixa 2 do sentido norte está interditada com os detritos. O local ainda será avaliado.
Conforme dados coletados às 4h45 pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Praia Grande, Bertioga e Peruíbe registraram uns dos maiores acumulados de chuva no Estado no período de 24 horas, com 107 mm, 96 mm e 85 mm, respectivamente.
Já Mongaguá e São Vicente acumularam 76,2 mm e 74,7 mm, em ordem, no recorte de 24 horas. Enquanto em Santos, o índice pluviométrico das últimas 72 horas é de 44,1 mm. Acumulado do mês, 376,7 mm. Os morros estão em estado de Atenção. Por fim, Cubatão e Itanhaém não informaram a quantidade de chuva registrada.
Alerta severo em Guarujá
Em Guarujá, o alerta severo emitido às 22h47 pela Defesa Civil foi direcionado às áreas de risco para deslizamentos. Até o momento, não há registro de desabrigados ou desalojados na região, segundo o órgão estadual. Os alertas têm duração de duas horas.
Também na cidade, moradores e motoristas que trafegam pela Avenida Lydio Martins Corrêa, das uma principais vias de acesso à Vila Zilda, registraram as condições da via, que, mesmo após o fim da chuva, apresenta diversos pontos de alagamento e buracos. (Veja no vídeo abaixo).
A Prefeitura informa que está “em nível vigente de Atenção”. O acumulado de chuva das últimas 24 horas foi de 71,2 mm, enquanto o mensal está em 279,2mm. A média prevista para dezembro era de 218,2 mm.
Alagamento na Avenida Lydio Martins Corrêa, em Guarujá. (Reprodução/Guarujá Mil Grau) pic.twitter.com/fzI0QzFYui
— #Santaportal (@Santaportal1) December 27, 2024
Risco continua
A previsão para esta sexta-feira (27) indica continuidade das chuvas, com precipitações de intensidade fraca a moderada na Baixada Santista. A Defesa Civil alerta para o risco de novos transtornos, como alagamentos, enxurradas e deslizamentos de terra, principalmente em áreas vulneráveis.
Moradores de áreas de risco devem ficar atentos a sinais como trincas no solo ou barulhos estranhos, que podem indicar movimentação de terra. Em caso de emergência, é recomendado procurar abrigo seguro e acionar os serviços de emergência pelos telefones 199, 193 ou 190.