Exposição “Afeto e Memória” celebra a arte e a cultura preta por meio da fotografia

Por Santa Portal em 31/10/2024 às 06:00

Crédito: Eliária Andrade
Crédito: Eliária Andrade

Sob o olhar de dez artistas, a memória e o afeto da população negra ocupam os espaços, ultrapassam as lentes e ganham forma por meio das fotografias. O projeto “Afeto e Memória” tem como ponto de partida o registro de imagens sobre manifestações culturais do Brasil e fora dele, propondo a reflexão sobre como o fazer da fotografia, o afeto e a memória estão interligados. 

Depois de ficar em cartaz no Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso, na capital paulista, em 2023, e passar por Campinas e Santos em agosto e setembro deste ano, a mostra encerra o ano de 2024 com temporada na Praia Grande, no Palácio das Artes, de 31 de outubro a 22 de novembro. 

A exposição é gratuita e tem curadoria de Bárbara Copque e Rosane Borges, trazendo 40 fotografias dos artistas Bete Marques, Daisy Serena, Eliária Andrade, Gsé Silva, Helen Salomão, Ina Henrique Dias, Júlio César Almeida, Mari Ser, Nego Júnior e Rodrigo Zaim, retratando a população negra em seus espaços cotidianos, mostrando a riqueza e a complexidade da experiência negra com o tema.

Cada fotografia apresenta uma história única, imortalizando momentos de trocas no dia a dia, territoriais, em família, abordando a conexão com o sagrado, com a ancestralidade e o corpo como o grande guardião da memória. Por meio dessas fotografias, o público é convidado a refletir sobre a complexidade das emoções e os laços afetivos presentes nas comunidades negras, ampliando a compreensão e o reconhecimento da contribuição da cultura afro-brasileira para a sociedade.

Para a fotógrafa e idealizadora do projeto, Eliária Andrade, em “um país onde a maioria das pessoas são pretas e sempre estiveram à margem da produção cultural, a exposição tem como premissa proporcionar um espaço de visibilidade e reconhecimento para fotógrafos negros e suas narrativas. Iniciativas como esta visam colaborar com o fortalecimento da narrativa preta através das suas memórias e vivências culturais, além da representatividade”, contou. 

No dia da abertura haverá uma roda de conversa com artistas que participam da mostra. Ao longo da exposição vão ocorrer ainda visita guiada com alunos da Rede Pública de ensino, oficina de audiodescrição para pessoas videntes e visita guiada para pessoas com deficiência visual e auditiva. 

Este projeto foi contemplado pelo Edital nº 20/2023 –  Difusão Cultural da Lei Paulo Gustavo para o Estado de São Paulo e Ministério da Cultura – Governo Federal.

Exposição “Afeto e Memória”

Praia Grande

De 31 de outubro a 22 de novembro

Abertura dia 31/10 às 14h, com roda de conversa

Palácio das Artes – Av. Pres. Costa e Silva, 1600, Boqueirão

31/10 às 14h – Roda de conversa com curadora e artistas da exposição (Rosane Borges, Bete Marques, Júlio César e Rodrigo Zaim)

08/11 às 13h30 – Visita guiada para pessoas com deficiência visual e auditiva

22/11 às 13h30 – Visita guiada com alunos da rede pública (Bete Marques, Júlio César e Rodrigo Zaim)

22/11 às 13h30 – Oficina de audiodescrição para pessoas videntes

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.