Bombeiros já salvaram mais de mil vítimas de afogamento no litoral desde dezembro

Por Santa Portal em 08/01/2025 às 11:00

Divulgação/Governo de SP
Divulgação/Governo de SP

Entre 1º de dezembro e 6 de janeiro, o Grupamento de Bombeiro Marítimo (GBMar) registrou 1.043 salvamentos de vítimas de afogamento nas praias da Baixada Santista e do litoral norte. Mais de 800 profissionais, entre bombeiros militares e guarda-vidas, estão mobilizados para orientar turistas, prestar primeiros socorros e prevenir afogamentos.

O dia com maior número de ocorrências foi 31 de dezembro, com 175 salvamentos, seguido pelo dia 1º de janeiro, quando 166 vidas foram resgatadas.

Segundo a capitão Karoline Burunsizian, responsável pela comunicação do GBMar, os afogamentos geralmente são resultado de comportamento inadequado dos banhistas. Cerca de 90% dos óbitos por afogamento registrados em 2024 ocorreram em áreas sinalizadas como perigosas para banho.

“Não existe praia mais perigosa do que a outra. Os afogamentos acontecem pelo comportamento inadequado dos banhistas, que desrespeitam as placas de sinalização indicando que aquele local é perigoso”, disse a capitão.

O Corpo de Bombeiros recomenda a escolha de praias monitoradas por guarda-vidas para aumentar a segurança dos visitantes. Foi disponibilizada uma ferramenta online onde é possível consultar quais praias contam com a presença desses profissionais: link para o recurso online.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.