Secretaria de Saúde de SP confirma casos de norovírus na Baixada Santista

Por Santa Portal em 08/01/2025 às 20:00

Arquivo/Prefeitura de Guarujá
Arquivo/Prefeitura de Guarujá

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) confirmou a presença de norovírus, genogrupos 1 e 2, em amostras humanas coletadas na Baixada Santista. A análise foi conduzida pelo Instituto Adolfo Lutz (IAL), laboratório de referência do estado. O norovírus é o agente causador das noroviroses, um grupo de gastrenterites virais frequentemente transmitidas por via fecal-oral.

De acordo com a SES-SP, a norovirose é uma doença clinicamente autolimitada, com duração média de três dias. Os principais sintomas incluem náusea, vômito, diarreia e dor abdominal, podendo também ocorrer febre baixa, dores musculares, cansaço e dor de cabeça.

“Estas informações são importantes para orientar o tratamento aos pacientes. No entanto, estamos investigando, em conjunto com a Cetesb, Sabesp e os municípios da Baixada Santista, a fonte que causou esta infecção”, esclarece Regiane de Paula, coordenadora em saúde da Coordenadoria de Controle de Doenças da Pasta.

Meios de prevenção

Lave bem as mãos antes de preparar alimentos e ao se alimentar;

Evite alimentos mal-cozidos;

Mantenha os alimentos bem refrigerados, com atenção especial às temperaturas dos refrigeradores e geladeiras dos supermercados onde os alimentos ficam acondicionados;

Evite tomar banho de mar nas 24 horas seguintes à ocorrência de chuvas;

Leve seus próprios lanches durante passeios ao ar livre, corretamente armazenados;

Observe bem a higiene os estabelecimentos comerciais;

Não consuma gelo, “raspadinhas”, “sacolés”, sucos e água mineral de procedência desconhecida.

Tratamento

O principal tratamento é a hidratação. Para casos mais graves, é preciso realizar a hidratação endovenosa. A hospitalização, em geral, é muito rara. Crianças e idosos precisam de atenção especial.

Evacuações muito frequentes e líquidas, dificuldade na hidratação com vômitos que não cedem, pele e boca secas, dificuldade em urinar são indicações de que se deve procurar o serviço de saúde.

A Secretaria da Saúde ressalta ainda que nenhum medicamento deve ser tomado sem conhecimento e indicação médica.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.