Sérgio Guedes deixa comando da Briosa e assume São José na Série D
Por Rodrigo Cirilo em 08/05/2024 às 11:00
Comandante da conquista inédita da Copa Paulista, o técnico Sérgio Guedes deixou a Portuguesa Santista para assumir o São José, visando a disputa do Campeonato Brasileiro Série D. O treinador liderou seu primeiro treino na manhã desta quarta-feira (8) e estreará no próximo sábado (11), contra o Santo André, às 18h, no Estádio Martins Pereira, em confronto válido pela terceira rodada.
Aliás, o São José disputa o quarto escalão das competições nacionais por ter sido vice da Briosa na Copa Paulista do ano passado. Como campeã, a equipe rubro-verde optou pela disputa da Copa do Brasil e a Águia do Vale ficou com a vaga na Série D. A escolha se deu por motivações financeiras, já que o torneio paga R$ 787,5 mil pela participação. Contudo, a Portuguesa, além de ser eliminada na primeira fase e ficar sem calendário, ainda não recebeu a quantia, que segue presa na Justiça.
Sérgio Guedes assumirá o cargo deixado por Ricardo Costa, demitido após deixar a equipe na lanterna do grupo A7, com apenas um ponto em dois jogos. Feliz em mudar de ares, o eleito melhor técnico do último Campeonato Paulista A2 revelou que o projeto oferecido pelo clube o motivou a topar o desafio.
“A expectativa de assumir um novo clube é sempre bacana, porque reflito muito sobre convites. Avaliei com quem vou estar, o que se espera de mim e como é que a gente vai se mobilizar para coisas boas acontecerem aqui no São José. Meu objetivo é fazer com que o time jogue bem, tenha controle e dominância, e entenda o que é preciso fazer para trazer a torcida”, concluiu.
Passagem positiva
A recente passagem pela Briosa foi de bons resultados. Sérgio Guedes comandou o time em 53 partidas, com 24 vitórias, 14 empates e 15 derrotas. Nas temporadas de 2023 e 2024, o treinador conquistou a Copa Paulista e levou o clube às quartas e à semifinal da A2. Aliás, os meio-campistas Franco e Léo Santos, ambos campeões da Copa Paulista, também migraram da Briosa para o São José.
No entanto, a reta final no cargo foi conturbada. Após lidar com salários atrasados, o treinador sofreu um infarto na manhã seguinte do ‘jogo do acesso’ à elite estadual. Apesar disso, Sérgio Guedes usou as redes sociais para agradecer os colaboradores do clube, que o ajudaram nessas duas temporadas que “não foram momentos fáceis, mas foram momentos de muito esforço e ensinamentos”.