Briosa e Jabuca optam por não jogar a Copa Paulista e ficam sem calendário
Por Rodrigo Cirilo em 23/04/2024 às 11:00
Portuguesa Santista e Jabaquara não terão calendário de competições no segundo semestre de 2024. Longe de competições nacionais, os clubes foram convidados a disputar a Copa Paulista, torneio no qual a Briosa é a atual campeã, entretanto, optaram por não participar.
A Copa Paulista, apesar do atrativo de oferecer uma vaga na Copa do Brasil e outra no Campeonato Brasileiro Série D, é um torneio com custos elevados. A Federação Paulista de Futebol (FPF) não cobra arbitragem, mas as demais operações que envolvem uma partida, como deslocamentos, ambulância, pagamento de funcionários, entre outras, são de responsabilidade dos clubes.
O título inédito no ano passado possibilitou a participação da Briosa na Copa do Brasil deste ano e, consequentemente, a bonificação de R$ 787,5 mil ofertada pela CBF às equipes da primeira fase. No entanto, o clube viu a quantia ser bloqueada por conta de processos na Justiça. A briga judicial acarretou em um grave problema financeiro, refletido nos planos futuros do clube, que, anteriormente, desejava defender a taça.
O Jabuca, por sua vez, esteve elegível para disputar a Copa Paulista após longo período. Isso acontece porque a FPF não permite a participação dos clubes da B1, divisão que o Leão Caneleira disputava até a temporada passada. Contudo, a partir deste ano, a Federação instituiu a Série A4, que agrupou as 14 equipes que avançaram à terceira fase da B1 com os dois rebaixados da A3.
Com as contas no azul, o Jabuca não participará da competição por uma questão de planejamento financeiro. O clube tem orçamento limitado e decidiu focar apenas na montagem de elenco para a Série A4 do ano que vem. Uma opção apresentada pela FPF foi utilizar o sub-20. Contudo, a diretoria avaliou que os gastos pesariam no caixa.
Copa Paulista
O regulamento deste ano previa que as oito melhores campanhas das quatro séries A1, A2, A3 e A4 teriam vaga assegurada na Copa Paulista. Os demais, com exceção dos dois rebaixados na A4 (Independente e América), somente participariam do torneio se um time da mesma série desistisse de participar.
Da elite estadual, apenas Botafogo, Mirassol, Portuguesa e Red Bull Bragantino quiseram jogar o torneio. Já a A2 possui o maior número de participantes, com nove clubes: Capivariano, Comercial, Oeste, Monte Azul, Juventus, Primavera, Rio Claro, São Bento e XV de Piracicaba. Vale ressaltar que o São José, atual vice-campeão, estará fora do torneio.
A A3 terá seis representantes: EC São Bernardo, Grêmio Prudente, São Caetano, União Suzano, União São João e Votuporanguense. Por fim, a A4 conta com sete clubes: Barretos, Francana, Rio Branco, São Carlense, Taquaritinga, Vocem e XV de Jaú.