Fora de casa, Briosa estreia na temporada nesta quarta
Por Rodrigo Cirilo em 17/01/2024 às 11:00
Três meses após o título inédito da Copa Paulista, a Portuguesa Santista estreia na temporada 2024, nesta quarta-feira (17), às 15h, diante do Primavera, no Estádio Ítalo Mário Limongi, em Indaiatuba. O confronto, válido pela rodada de abertura do Campeonato Paulista A2, terá transmissão do canal Futebol Paulista, no YouTube.
Na primeira fase da A2, as 16 equipes da competição se enfrentam em turno único, no modo de pontos corridos. As oito melhores campanhas avançam para o mata-mata, enquanto as duas piores são rebaixadas para a A3.
No ano passado, a Briosa se classificou na quinta colocação, entretanto, foi eliminada nas quartas de final pelo XV de Piracicaba. O Primavera, por sua vez, ficou em nono. Aliás, o Fantasma também caiu na primeira fase da Copa Paulista.
Apesar das eliminações precoces, a diretoria da equipe de Indaiatuba manteve o treinador Ricardo Colbachini e contratou atletas experientes para compor o elenco. Entre eles, estão o goleiro Gledson, o zagueiro Reginaldo e o volante Vinícius Kiss.
O retrospecto recente entre as equipes prevê um confronto equilibrado. Em 2023, a Briosa venceu de virada, nos minutos finais, por 2 a 1, em Ulrico Mursa. Enquanto em 2022, o Fantasma ganhou, de 1 a 0, em Indaiatuba. Para o técnico Sérgio Guedes as movimentações dos adversários da estreia, bem como das demais equipes no mercado podem gerar ainda mais dificuldades ao longo da competição.
“O Primavera manteve seu time jovem, mas contratou também, maturando mais o time. São jogadores experientes, que já estiveram na Série A do Campeonato Brasileiro”, analisa. “Vai ser um campeonato muito similar e parelho. Se o time tiver bem, com confiança, a gente brilha também”, completa.
Em busca do acesso
Para esta temporada, a diretoria rubro-verde tem o objetivo de dar ‘o próximo passo’ na consolidação do clube no cenário estadual e nacional. Para isso, a Briosa contratou jogadores de confiança de Guedes, além de manter a maioria dos campeões da Copa Paulista.
“A gente fez uma preparação bacana, segurou a base que jogou a Copa Paulista e pontuou em algumas posições para melhorar ainda mais o time. Óbvio que tudo muito subjetivo, mas o sentimento é esse”.
Entre as baixas, estão o zagueiro Glauco, o lateral Michel e o centroavante Anderson Magrão, ambos contratados pelo XV de Piracicaba. Flávio, dupla de zaga de Glauco, é outro que não teve seu contrato renovado e segue sem clube.
O goleiro Vitor Prada, o zagueiro Vavá, os meio-campistas Lelê e Renan Oliveira e os atacantes Bruno Moraes e Yuri Martins foram os reforços anunciados. A expectativa é que alguns deles estreiem na equipe titular.
Com isso, uma provável escalação é Wagner Coradin; Kellyton, Lucas Cunha, Vavá e Kaio Cristian; Jean Henrique, Ítalo Henrique, Franco e Lelê (Lucas Paraíba); Léo Santos e Bruno Moraes.