De aposentadoria à Série B: veja onde estão os titulares da última partida da Briosa
Por Rodrigo Cirilo em 07/06/2024 às 11:00
A Portuguesa Santista completa, nesta sexta-feira (7), dois meses sem disputar partidas oficiais. O último compromisso da Briosa foi a volta da semifinal do Campeonato Paulista A2, quando a equipe foi eliminada em Ulrico Mursa, após empatar em 1 a 1 com o Noroeste e perder por 4 a 3 nas penalidades, desperdiçando a chance de retornar à elite estadual. Todos os titulares desta partida encerraram seus vínculos.
A escalação da Briosa foi Wagner Coradin; Douglas Dias, Lucas Cunha, Vavá e Kaio Cristian; Ítalo Henrique, Franco, Lelê e Léo Santos; Maranhão e Bruno Moraes. Douglas Dias, sem clube, e Bruno Moraes, aposentado, são os únicos da relação que não estão em atividade. Aliás, de acordo com o site da Federação Paulista de Futebol (FPF), apenas o lateral-direito Vinicios Andrade e o meia-atacante Lucas Paraíba atuaram na A2 e permanecem com contratos vigentes. Pensando nisso, o Santa Portal mapeou os demais jogadores com aparições na competição; confira onde eles estão.
Wagner Coradin
O goleiro Wagner Coradin, de 34 anos, único que jogou as 20 partidas da Briosa no ano, assinou com o Brasiliense para a disputa do Campeonato Brasileiro Série D, onde foi titular nos seis jogos disputados. Com quatro vitórias, um empate e uma derrota, o Jacaré é vice-líder do Grupo A5, empatado em 13 pontos com o Anápolis-GO, que leva vantagem no saldo de gols.
Douglas Dias
O lateral-direito Douglas Dias, 33, chegou na Briosa para reforçar a equipe no mata-mata da competição. O defensor assumiu a titularidade nas partidas de quartas e semifinal, mas ainda não encontrou um novo clube.
Lucas Cunha
Integrante da seleção da A2 pelo segundo ano consecutivo, Lucas Cunha, 29, foi um dos primeiros a acertar sua saída. O zagueiro assinou com o Caxias-RS, da Série C. O defensor foi expulso em sua primeira partida, em 20 de abril, e só retornou aos gramados no último sábado (2).
Vavá
O zagueiro Vavá, 30, autor de quatro gols pela Briosa, fechou com o Barra-SC para a disputa da Série D. Na equipe de Balneário Camboriú, o beque atuou em quatro partidas e não marcou nenhum gol. O clube ocupa a vice-liderança do Grupo A8, com seis pontos em seis partidas. No entanto, o Barra disputou mais jogos que outros seis times da chave, que tiveram suas agendas adiadas por conta das fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul.
Kaio Cristian
Dono da lateral-esquerda desde a Copa Paulista de 2023, Kaio Cristian, 25, foi o único que conseguiu vaga em uma equipe da Série B. O ala representa as cores do Amazonas, entretanto, ainda não teve a oportunidade de estrear. O aurinegro, que tirou a invencibilidade do Santos, ocupa a 15ª colocação, com oito pontos.
Ítalo Henrique
Outro atleta eleito para a seleção da A2, Ítalo Henrique, 25, uniu-se ao Cianorte-PR, equipe rival do Barra, de Vavá, no Grupo A8 da Série D. O volante foi titular em todas as três partidas da competição, somando uma vitória e duas derrotas. O Leão do Vale está na terceira colocação com três pontos.
Franco
Capitão e artilheiro na campanha da conquista da Copa Paulista, com gol na final, Franco, 31, rapidamente criou identificação com a Briosa. Contudo, após a eliminação da A2, em que ele perdeu um dos pênaltis, foi contratado pelo São José, equipe vice-campeã da Copa Paulista e que, por conta disso, garantiu a vaga na Série D deste ano.
Com menos brilho que no ano passado, Franco disputou 23 partidas e anotou cinco gols -todos pela Briosa- nesta temporada. No São José, o meio-campista segue sob comando do técnico Sérgio Guedes. A equipe amarga a penúltima colocação do grupo A7 com cinco pontos e sem vitórias na competição.
Léo Santos
O meia-atacante Léo Santos, 28, foi outro que migrou para o São José. Contudo, após apenas quatro jogos, o atleta aceitou a proposta do Confiança-SE e reforçará o clube no restante da Série C. O atleta atuou em 23 jogos e marcou três gols -todos pela Briosa- nesta temporada.
Lelê
Substituído no ‘jogo do acesso’ aos 22 minutos por lesão, Lelê, 34, retornou para o Água Santa, clube de sua cidade natal, Diadema. No mesmo grupo que o São José, a equipe está na terceira posição, com nove pontos, provenientes de duas vitórias, três empates e uma derrota. O meia-atacante disputou três partidas, todas vindo do banco, e assim como na passagem pela Briosa, não balançou as redes.
Maranhão
Maranhão, 25, segue sendo companheiro de equipe do Ítalo Henrique. O atacante foi titular nas três partidas do clube na Série C e não marcou gols. Pela Briosa, o velocista, campeão da Copa Paulista, disputou 29 partidas e marcou dois gols.
Bruno Moraes
Artilheiro da A2 de 2023, pelo Juventus-SP, Bruno Moraes, 35, foi contratado pela Briosa na atual temporada para assumir a posição de centroavante, deixada por Anderson Magrão, que seguiu para o XV de Piracicaba. No entanto, o General lidou com lesões e não conseguiu repetir o desempenho do ano passado, marcando apenas dois gols em 13 partidas. Após a eliminação, o atleta decidiu se aposentar, dando fim a sua trajetória de 17 anos no futebol profissional.
Outros jogadores
Kellyton – North-MG
Guilherme Cerqueira – Primavera-SP
Roger Bernardo – Metropolirano-SC
Dieguinho – Santa Helena-MG
Jean Henrique – Juventus-MG
Diego Gomes – Aymorés-MG
Naílson – Nacional de Muriaé-MG
Renan Oliveira – Boa Esporte-MG
Diogo Carlos – North-MG
Yuri Martins – Gualberto Villarroel (BOL)
Caíque – Concórdia-SC