Briosa empata nos acréscimos e conquista título inédito da Copa Paulista
Por Rodrigo Cirilo em 14/10/2023 às 17:28
A Portuguesa Santista é a campeã da Copa Paulista de 2023. Com gol salvador nos acréscimos, a Briosa empatou com São José, por 2 a 2, na tarde deste sábado (14), no Estádio Martins Pereira, no Vale do Paraíba. O placar, aliado a vitória de 1 a 0 da primeira partida, resultou na taça inédita da competição estadual.
A Briosa saiu na frente do placar, logo aos dois minutos, com o meio-campista Franco. No entanto, Rafael Tanque empatou aos 43, de pênalti, e virou aos 12 do segundo tempo. O resultado de 2 a 1 levaria a decisão para as penalidades. Contudo, o volante Jean Henrique marcou o gol de empate e do título aos 48.
O título garantiu R$ 250 mil nos cofres santistas, além do direito de escolha entre a disputa da Copa do Brasil ou Campeonato Brasileiro Série D da próxima temporada. Entretanto, a diretoria da Briosa ainda não oficializou a decisão.
O jogo
Autor do gol nos acréscimos da primeira partida, o meio-campista Franco precisou de menos de dois minutos para balançar as redes. O artilheiro da competição, com oito gols, aproveitou o vacilo da zaga adversária para finalizar no ângulo, fora do alcance do goleiro Luis Augusto.
No entanto, a tranquilidade da Briosa mudou aos 40 minutos, quando o lateral-direito Michel cometeu pênalti após derrubar Serafim na grande área. A penalidade foi convertida pelo centroavante Rafael Tanque, empatando o confronto em 1 a 1. Aliás, o camisa 9 teve um gol anulado minutos antes por posição irregular.
Já no lance seguinte, o zagueiro Flávio cotovelou Rafael Tanque em disputa aérea. Como já estava advertido, o defensor rubro-verde foi expulso por acúmulo de cartões amarelos.
Aos 12 minutos da segunda etapa, a Águia, empurrada pela torcida e com a vantagem numérica, virou o duelo. Serafim venceu a disputa com Michel e cruzou rasteiro, encontrando Rafael Tanque sozinho na segunda trave, que só empurrou para o gol.
Na tentativa de conquistar o título antes da disputa de pênaltis, o técnico Ricardo Costa lançou a Águia ao ataque, deixando Gustavo Nicola, que já estava amarelado, como o único volante da equipe. Contudo, a estratégia deu errado, o camisa 15 foi expulso após tomar seu segundo cartão amarelo, aos 29, por carrinho imprudente em Léo Santos.
Nos acréscimos, em um lance inusitado, Luis Augusto se atrapalhou para agarrar a bola, espirrando para a pequena área. O zagueiro Caio César tentou afastar, entretanto, Jean Henrique bloqueou e empurrou para as redes. Sem tempo de reação, o primeiro gol do volante na competição sacramentou o título da Briosa.