Travessia de balsas terá atividade interrompida para a passagem de navio gigante
Por Santa Portal em 08/11/2022 às 06:00
A travessia de balsas entre Santos e Guarujá será interrompida das 13h30 às 15h desta terça-feira (8) para a passagem de um navio de grande porte. Essa é a segunda vez que um navio gigante vem até o Porto de Santos, o primeiro chegou na Cidade no dia 24 de outubro.
De acordo com o Departamento Hidroviário (DH), os usuários do serviço de travessia deverão se programar e, caso precisem ir de uma cidade a outra neste horário, é preciso buscar a alternativa de deslocamento terrestre.
A interrupção vai acontecer seguindo a determinação da Capitania dos Portos e da Marinha do Brasil. Durante a paralisação, as balsas não ficarão com veículos e passageiros embarcados.
De acordo com a Capitania dos Portos, uma das medidas de segurança para essa ação é deixar as balsas dentro das “gavetas” (berços de atracação) e sem veículos, pedestres e ciclistas em seu interior.
A Marinha do Brasil informou que o Navio Mercante APL Yangshan tem 347,09 metros de comprimento e 45,2 metros de largura. De acordo com o órgão, a paralisação é necessária e vale como uma medida de segurança.
A manobra consolida as operações e acontece após estudos, simulações e reuniões do Agente da Autoridade Marítima (AAM), Autoridade Portuária, Tanque de Provas da Universidade de São Paulo, Praticagem de São Paulo.
A operação do navio será realizada de acordo com diversas regras para que não ocorra nenhum tipo de problema. Algumas das regras estabelecem que é preciso que todos os terminais realizem procedimentos internos de segurança, tais como: reforço de amarrações e retirada de pranchas e guinchos. Assim como o levantamento hidrográfico e também do clima.
Após a realização da manobra, o tráfego será restabelecido.