Tarcísio diz que Porto de Santos se tornará grande hub de contêineres após desestatização

Por Santa Portal em 15/03/2022 às 22:00

Fabiano Roma/ Santa Portal
Fabiano Roma/ Santa Portal

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Feitas, afirmou que após a desestatização, o Porto de Santos se tornará um grande hub de contêineres, já que terá mais estrutura para recebimento de cargas. O tema foi abordado durante uma coletiva de imprensa, na 26º edição da Intermodal South America, que ocorreu nesta terça-feira (15), em São Paulo.

Durante a coletiva, ele falou sobre a desestatização e investimentos no Porto de Santos, com os arrendamentos previstos para esse ano. Segundo ele, serão mais de R$ 30 bilhões em investimentos no setor portuário.

“A gente está falando de R$ 11 bi [e mais R$ 19 bi com a desestatização] que vão se dar pelos novo arrendamentos portuários, que ainda estão previstos. STS 10, STS 11, STS 53, mais os investimentos da ferrovia interna do Porto de Santos. São os investimentos das vias da margem direita e esquerda, pátio, aumentando a capacidade de recepção ferroviária e de processamento, e também, obviamente, novos terminais de contêiner, de grãos, de fertilizantes”, explica.

Ele ainda citou o aprofundamento do canal do porto, de 15 para 17 metros, o que permitirá que grande embarcações atraquem na região. “Ou seja, o Porto de Santos vai se tornar um grande hub de contêineres da América Latina, e isso nos coloca na rota das navegações. A gente vai poder ter um pouco mais de poder de barganha, porque vamos ser um destino importante”, finaliza.

Foto: Fabiano Roma/ Santa Portal

Tarcísio participou de um painel, onde apresentou o Programa Pro Trilhos, que incentiva o desenvolvimento do modal ferroviário no país. Desde que o programa começou, já foram recebidos mais de 80 pedidos de autorização para construção de novas ferrovias.

Ele foi criado por meio da Medida Provisória nº 1.065/21, que instaura o instituto da outorga por autorização para o setor ferroviário, permitindo a livre iniciativa no mercado ferroviário. Ela permite, assim, que o setor privado construa e opere ferrovias, ramais, pátios e terminais ferroviários.

O programa visa trazer atratividade do setor privado para fazer investimento em ferrovias, sejam elas greenfields (novos empreendimentos – ferrovias executadas a partir do “zero”) ou brownfields (empreendimento que utilizará ferrovia já existente, pelo menos em parte da extensão desejada). A expectativa do governo é de que sejam criados 2,6 milhões de postos de trabalho diretos e indiretos, além da diminuição do custo de transporte, emissão de CO² e a modernização da malha ferroviária.

A feira da Intermodal reúne setores de logística, intralogística, transportes, tecnologia associada aos transportes, distribuição e armazenamento de cargas.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.