Porto de Santos completa 131 anos nesta quinta-feira
Por Marcela Morone em 02/02/2023 às 06:00
O Porto de Santos completa 131 anos de história nesta quarta-feira (2). Moldado pelo desenvolvimento urbano, econômico e demográfico da indústria marítima, o Porto de Santos é o maior porto da América Latina e a porta de entrada para a maioria das mercadorias que circulam no Brasil. O complexo portuário marcou o desenvolvimento não só de Santos e da Baixada Santista, mas também do país inteiro.
O principal produto exportado pelo Porto até a Segunda Guerra Mundial era o café. Hoje, o grão tornou-se um componente menor das exportações do Brasil e soja, celulose, sucos cítricos e milho são agora alguns dos principais produtos de exportação do Porto de Santos.
Em uma das principais atividades do complexo, a movimentação de contêineres, o Porto de Santos é recordista. Em 2022, foram 5 milhões de TEUs (unidade equivalente a 1 contêiner de 20 pés), um aumento de 5% em relação ao ano anterior.
Um dos principais operadores portuários do país, o Brasil Terminal Portuário (BTP) se prepara para atender esse crescimento na movimentação de conteinêres nos próximos cinco anos.
“A BTP tem 38% em mercado aqui em Santos, do market share [quota do mercado] de contêineres movimentados. Santos movimenta quase 40% de quase todos os contêineres no Brasil, então você vê que é um número bem importante e a gente quer crescer mais 40%”, diz o Diretor de Assuntos Corporativos da BTP, Joel Contente.
“Essa movimentação é fruto de muito trabalho, de muito empenho, de muitas pessoas. Desde o operador portuário, arrendatários, terminais portuários, trabalhadores portuários avulsos e vinculados, atores dos órgãos intervenientes que ajudam e acompanham a movimentação, que fiscalizam”, complementa o presidente do Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (Sopesp), Régis Prunzel.
A tecnologia
O diretor da ModalGR, empresa santista de consultoria em tecnologia e gestão de projetos, prevê que quanto mais avanço no Porto, mais tecnologia.
“A tecnologia e inovação estão em todo e qualquer mercado. Dificilmente, você consegue ter competitividade sem ter a tecnologia acoplada a sua estratégia”, diz o diretor, Danilo Abbodanza.
A ponte entre a tecnologia e assuntos portuários é feita por profissionais como o consultor de operações portuárias José Luiz Barbosa, que fazem uma “tradução” entre as duas “línguas”.
“Eu faço uma ponte entre como funciona a operação em portos em terminais, mas tentando falar a linguagem dos desenvolvedores para que eles possam fazer softwares e aplicativos [para o Porto]”, explica.
A praticagem
A praticagem é uma função essencial para o funcionamento de qualquer Porto. De acordo com o presidente da Praticagem de São Paulo, Fábio Mello Fontes, a profissão existe desde antes de Cristo.
“O prático no mundo, de forma mais incipiente, naturalmente existe desde o dia em que o primeiro navio, lá nos tempos dos fenícios, saiu de um porto qualquer para um porto desconhecido e lá chegando, o comandante deste navio precisou da ajuda de um morador local, ou um pescador local, que conhecesse aquelas águas para aquele ali adentrasse com segurança sem bater numa pedra, sem furar o casco de seu navio”, explica.
O prático Júlio Simões está na profissão há mais de 40 anos e é apaixonado pelo que faz. “O prático tem sempre que saber tudo o que acontece no canal de navegação. Profundidade, pedra, deslocamento de maré. Tem que sempre saber onde pode encostar. Tem que somatizar tudo isso num bom exercício”, conta.
Mello Fontes ainda ressalta a importância da existência de práticos. “A presença do prático ali é a certeza de toda a segurança, proteção ao meio ambiente para evitar derramamento, um acidente grave, um encalhe que dificulte o procedimento das operações e também proteção da vida humana”, diz.