Porto de Santos encerra o ano com alta de mais de 50% nos lucros

Por Noelle Neves em 21/12/2021 às 16:42

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A Santos Port Authority (SPA), responsável por administrar o Porto de Santos, encerrou o ano com alta de 52% nos lucros sobre o recorde anterior, em 2020. De acordo com o diretor-presidente da SPA, Fernando Biral, isso é resultado da racionalização de gastos e redução de despesas, capaz até mesmo de reverter a situação de dívida e manter dinheiro em caixa para realizar investimentos.

Com isso, a SPA declarou “independência” dos recursos da União para novos investimentos com recursos próprios. Em resumo, gera uma economia de mais de R$ 238 milhões aos cofres nos próximos anos, pelo cancelamento dos restos a pagar vigentes. Outro ponto é a devolução dos R$ 10,6 milhões relativos a valores enviados para ações de investimentos pendentes de execução.

“Esse ano devemos fechar com um caixa superior a R$ 1,2 bilhão, fruto de um trabalho de recuperação da sustentabilidade financeira. Acreditamos atingir um lucro recorde superior a R$ 200 milhões, uma marca histórica para a companhia. Esse caixa vai servir para realizarmos os projetos de investimentos, como o Túnel Santos-Guarujá, que queremos seguir antes mesmo da desestatização”, pontuou Biral.

O lucro afeta diretamente a geração de empregos por conta dos projetos de investimento. “Aqui, no Porto, a geração de empregos baseada na operação tende a ser um pouco mais lenta do que o investimento necessário para construção. Quando aplicados R$ 10 bilhões, há uma quantidade de empregos sendo direcionados para construções. Teremos mais de 60 mil empregos nos próximos cinco anos”, disse.

Para o próximo ano, Biral deseja que três projetos sejam concluídos, visando o bem do Porto de Santos: túnel Santos-Guarujá, realização dos leilões e a desestatização.

Balanço de principais ações de 2021 da SPA

De acordo com Biral, a intenção das ações realizadas em 2021 foi aumentar a capacidade do principal ativo do comércio exterior brasileiro, que deve chegar a 240,6 milhões de toneladas/ano em 2040. Para isso, foram feitos investimentos em terminais, acessos e leilões de áreas.

Confira as principais ações do último ano realizadas pela SPA:

Nova Poligonal

Neste ano, foi feita a atualização em fase final de revisão entre SPA, SNPTA, Antaq e SPU a respeito da nova poligonal, que aumentará os atuais 8 km² para 16 km². Após validação dos ajustes, será aprovada pelo Minfra.

“Isso agregará valor à desestatização e permite que o planejamento da destinação de novas áreas greenfield seja conduzido pela Autoridade Portuária, garantindo a implantação de novos empreendimentos Investimentos privados”.

Segundo o presidente, esse seria o maior salto da história, porque abre uma infinidade de possibilidades para Santos e região. “Devemos resolver esse problema dos estacionamentos, mas também podemos desenvolver novos terminais. Teremos uma nova relação porto-indústria, de uma forma integrada a uma logística internacional, abrindo uma gama de possibilidades grande”.

Investimentos privados

Para os próximos cinco a dez anos, a carteira em curso é da ordem de R$ 9,3 bilhões, sendo R$ 3,2 bilhões em contratos vigentes; R$ 5,1 bilhões de leilões; R$ 1 bilhão em FIPS.

Leilões realizados e próximos

Até o fim de 2022, serão realizados 11 leilões, o maior número da história em uma mesma gestão, com investimentos de R$ 5,7 bilhões. “Cada leilão tem uma história, em termos de maior e menor complexidade. No caso do STS08A e STS08, tivemos questões de mercado que afetavam o 08, mas o 08A teve um grande sucesso também”, disse Biral.

Ferrovia Interna do Porto de Santos (FIPS)

A modelagem da Ferrovia Interna do Porto de Santos (FIPS) foi encaminhada à SNPTA e Antaq em dezembro. Em janeiro, deve ser enviada ao TCU e posteriormente, será feita a abertura do chamamento público no 1º semestre de 2022.

O escopo não foi alterado e tem a previsão de obras de implantação da pera ferroviária, eliminação de conflitos rodoferroviários e implantação de novos acessos rodoferroviários.

Dragagem

A SPA lançou licitação para contratar manutenção da dragagem, visto que o atual contrato termina em janeiro.
A empresa Van Oord apresentou melhor proposta financeira. Agora, o próximo passo é assinatura do contrato.

Conforme o diretor de Infraestrutura, Afrânio Moreira, a obra é investimento obrigatório, mas para isso, é necessário um licenciamento. “O objetivo da companhia é conseguir antes do fim da atual gestão”, falou.

Perspectivas para 2022 da SPA

“Temos uma perspectiva muito boa para 2022, uma concretização do nosso planejamento para o Porto. Esperamos fechar com chave de ouro o último ano da gestão desse governo. Neste ano, houve um crescimento excepcional no lucro e, provavelmente o mesmo se repetirá no ano que vem e bateremos um novo recorde. Essa sustentabilidade financeira é importantíssima”, avaliou Biral.

Como principais objetivos para o próximo ano, a SPA espera manter receitas e lucros crescentes com captura do resultado dos novos leilões, além disso tem a expectativa de continuidade no crescimento de containers, investimento em aumento de produtividade e capacidade dos terminais e busca constante por mais eficiência nas operações.

Outras metas são: pagamento de dividendos recordes a União; pagamento de PLR aos empregados (o valor é o maior da história); e descomissionamento da Usina Itatinga, um ativo estratégico no início do porto, mas que hoje possui equipamentos defasados.

A SPA ingressou na Rede Brasil do Pacto Global e definiu três plataformas “Ação pela Água”, “Ação contra a corrupção” e “Ação para comunicar e engajar”, que nortearão as iniciativas vinculadas ao planejamento estratégico 2021-2025.

Em comemoração aos 130 anos do Porto de Santos, será realizado o 3º Festival Porto-Cidade, de 2 a 6 de fevereiro. Em novembro, a empresa sediará o 30º Congresso Latino-Americano de Portos, da AAPA, uma instituição é internacionalmente reconhecida por promover a integração entre as autoridades portuárias americanas

“As ações visam tornar o Porto de Santos ainda mais eficiente e atrativo ao mercado, com transparência e geração de oportunidades de emprego. Pretendemos tornar Santos, Guarujá e Cubatão um Porto inovador, modelo também de transformação digital e agregador de novas tecnologias que vêm se mostrando essenciais, sustentáveis e determinantes para as atividades portuárias e para novas oportunidades de negócios”, concluiu.

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