Operação apreende 75 kg de cocaína em navio com destino à Nigéria
Por Santa Portal em 30/06/2023 às 06:00
Equipes da Receita Federal, Polícia Federal, Guarda Portuária de Santos e Marinha do Brasil frustraram a tentativa de envio ao exterior de 75 kg de cocaína através do Porto de Santos. A ação aconteceu nesta quinta-feira (29).
A droga foi encontrada em um navio graneleiro carregado de açúcar e tinha como destino a Nigéria.
A operação de Busca Aduaneira é uma atividade de rotina realizada pela Receita Federal e, no caso em questão, sua complexidade está relacionada às dimensões da embarcação, tipo de carga, possibilidades de locais para esconder a droga e a segurança dos servidores. Ela é precedida da análise das informações obtidas e tenta evitar atrasos desnecessários na movimentação das cargas durante os trabalhos.
Após a varredura da embarcação, a droga foi encontrada em três guindastes.
De acordo com a Receita, a possibilidade de ocultação de outras bolsas utilizando o sea chest do navio, compartimento situado abaixo do nível da água utilizado para captação de água para resfriamento das máquinas da embarcação, foi determinante para a decisão de inspeção do casco da embarcação e a participação de mergulhadores da Marinha do Brasil.
A inspeção foi concluída sem a localização de novos volumes contendo tabletes de cocaína e os trabalhos finalizados com a apreensão de três bolsas contendo 75 kg de cocaína no total.