Ogmo Santos diplomou 47 novos trabalhadores portuários avulsos
Por Santa Portal em 18/01/2026 às 07:00
O Órgão de Gestão da Mão de Obra do Trabalho Portuário do Porto Organizado de Santos (Ogmo Santos) realizou, na sexta-feira (16), a diplomação de 47 novos trabalhadores portuários avulsos, incluindo três mulheres. Todos foram aprovados em um processo seletivo privado e passaram a atuar na categoria Estiva. A cerimônia de diplomação aconteceu na sede do Ogmo Santos.
Conduzido pelo Instituto de Desenvolvimento e Capacitação (Idcap), o processo seletivo para estes 47 novos trabalhadores foi encerrado em 30 de Dezembro de 2025, com a conclusão do curso de formação ministrado pelo Centro de Excelência Portuária de Santos (Cenep). Antes disso, os candidatos passaram por seis etapas: prova objetiva, avaliação de títulos, teste de aptidão física, avaliação psicológica, apresentação de documentos e comprovação dos requisitos para o exercício da atividade de trabalhador portuário avulso, além de exame médico.
O diretor executivo do Ogmo Santos, Evandro Schmidt Pause, relembrou que o órgão já havia diplomado outros 276 trabalhadores, em junho de 2025, incluindo 13 mulheres, para a mesma categoria. “Os trabalhadores diplomados somaram-se àqueles que deram início à carreira na Estiva em 2025, promovendo ainda mais oxigenação à categoria”, destacou.
Pause explica que a entrada de novos trabalhadores portuários avulsos da Estiva reforça o processo de renovação da mão de obra, com o objetivo de atender à demanda atual e futura das operações portuárias no Porto de Santos.
A abertura das novas vagas decorreu de convenção coletiva assinada pelo Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (Sopesp) e pelo Sindicato dos Estivadores de Santos, São Vicente, Guarujá e Cubatão (Sindestiva).